Se no ano passado o mercado brasileiro participou do Festival Internacional de Publicidade de Cannes com 1.519 trabalhos e conquistou 33 Leões, pode aspiracionar algo mais neste ano quando chega à competição com 2.115 peças, um crescimento de 39%, que garante a segunda posição entre os 90 países, atrás apenas dos Estados Unidos, que participam com 3.370 inscrições e anotaram crescimento de 24% em relação ao ano passado.

O festival cresceu em 7% os volume de inscrições. Os organizadores informam que o número de inscrições do Cannes Lions 2010 é o quarto maior da história do evento iniciado em 1953 pela Sawa (Screen Advertising World Association).

“Cannes reflete a indústria das comunicação e estes resultados relatam uma história fascinante”, resumiu Philip Thomas, ceo do festival. “O Brasil chega muito bem na edição deste ano. Crescemos em quase todas as categorias, principalmente, em Press, Outdoor e Design. Estamos otimistas com os possíveis resultados”, acrescentou Miriam Chaves, diretora executiva da Rádio Eldorado, responsável ao lado de Armando Ruivo, diretor de planejamento e marketing publicitário do Estadão, pela operação do evento no Brasil.

O Brasil terá 135 filmes, 610 peças de Press, 471 de Outdoor, 178 de Cyber, 129 de Media, 83 de Direct, 81 de Radio, 23 de Titanium, 113 de Promo, 213 de design, 42 de PR e 37 em Film Craft.

por Paulo Macedo