O Brasil vai para a 51a. edição do Festival de Cannes, entre 20 e 26 de junho deste ano, com um total de 1973 peças inscritas nas competições de Filme, Press & Outdoor, Cyber Lions, Media Lions e Lions Direct. O número representa um aumento de 64% em relação a 2003 quando o país inscreveu um total de 1197 peças. A informação é de Jackson Fullen, diretor de publicidade do jornal O Estado de S. Paulo, representante oficial do Festival de Cannes no Brasil. Os números foram fornecidos hoje pela organização geral do festival, em Londres. Neste ano, o Brasil leva 231 filmes contra 148 em 2003. O númeo de peças gráficas subiu cerca de 43% saindo de 814 no ano passado para 1472 neste ano. Em Cyber Lions, o Brasil vai competir com 193 trabalhos contra 154 do ano passado; e com 48 cases para o Media Lions contra 40 do an passado. A única área em que houve uma redução do número de isncrições é a do Lions Direct: caiu de 36 cases em 2003 para 29 neste ano. O número de concorrentes do Brasil ainda pode aumentar nos próximos dias nas areas de Filme e Cyber já que o site do Festival de Cannes ainda está recebendo inscrições parea essas competições.
Marcello Queiroz