Inspiração: Música reflete comportamentos

Diariamente, somos impactados por pessoas, situações e coisas que nos causam insights, nos fazendo refletir e – muitas vezes – tomar decisões que transformam nossas escolhas e mudam nossos rumos.

Não temos consciência do quanto somos inspirados pelo outro e sabemos ainda menos do nosso poder de inspirar. Julgo-me uma boa ouvinte musical e quero refletir aqui sobre a força que letras e melodias possuem quando o assunto é inspiração.

Aumentamos o som em momentos de êxtase, quando nos sentimos fragilizados, quando queremos lembrar de alguém ou até quando só precisamos estar em silêncio.

Letras de músicas nos causam identificação de acordo com o estado de espírito e, em diversos momentos, nos servem de inspiração para tomar uma decisão ou justificar um sentimento indefinido. As letras se tornam até nossas frases de efeito, que bem colocadas nos projetam com orgulho em assumir aquele gosto musical.

É curioso perceber que refletimos esta arte em atitudes e comportamentos, sem sequer notar como estamos agindo. Vivemos em um emaranhado de novidades e é difícil ter cautela para selecionar o que queremos absorver. Minha dica é: toque no seu rádio apenas o que te causa alguma emoção! Com certeza, ali mora uma parte de você ou um lado do que você quer se tornar.

Tenho o prazer em conviver diariamente em meio a assuntos musicais. Atuo na área de marketing da Yamaha Musical do Brasil, em que exerço atividades que disseminam a musicalidade. Um de nossos projetos se chama Music Feelings Yamaha, exposição interativa de instrumentos musicais em locais como shopping centers, universidades, colégios, empresas e outros. Levamos uma experiência musical muitas vezes nunca vivenciada, surpreendendo o público passante, que muitas vezes está tendo o primeiro contato com instrumentos musicais.

Ver a reação dessas pessoas nos eventos me motiva a continuar pensando em novos formatos e ideias. São eles quem nos mostram as reais necessidades de consumo e nos atentam a estar de ouvidos abertos para compreender e respeitar o próximo e também as diferenças de cada um.
Em casa, também tenho meus truques de inspiração. Há um ano iniciei minhas aulas de saxofone na Yamaha Music School e, a partir daí, venho buscando evoluir diariamente. Além do sax, também paro para ouvir minhas músicas e a magia neste ritual está em colocar um bom fone de ouvido. Não sei se todos já provaram desta experiência, mas, garanto, é uma viagem que transcende. Escolher a música certa para o momento oportuno te levará para um universo à parte, podendo ser um bom remédio e até uma forma de meditação inspiradora.

Fui casada durante seis anos e – tempos antes de pensarmos em divórcio – eu ouvia frequentemente em minhas “sessões terapêuticas” uma música de Oswaldo Montenegro chamada Aquela coisa toda. A letra desta canção esclareceu a mim naquela situação o momento que estávamos vivendo. Foi como ser chacoalhada e verdadeiramente desafiada a tomar uma decisão. Um trecho diz “Olhe bem nos meus olhos, Olhe bem prá você. O fato é que a gente perdeu toda aquela magia”.

Posso dizer que esta canção transformou minha vida, pois me inspirou a tomar uma decisão muito difícil e que mudaria para sempre o destino que em algum momento eu jurei ser definitivo.
Para se inspirar, você deve se permitir! Encontrar sentido nos menores acontecimentos do seu dia e estar aberto para os sinais e oportunidades que o dia te trouxe. Chico Xavier disse uma vez: “A felicidade não entra em portas trancadas”. Com este conselho, acordo todos os dias de mente e peito abertos para absorver e me inspirar com tudo o que aquele dia tem para oferecer.

Deixo aqui um convite para a sua inspiração: ligue o som, mergulhe em uma canção, no outro dia, em paz, amanheça de coração!

Isis Petronela é supervisora de marketing da Yamaha Musical no Brasil

Divulgação