As postagens no Instagram obtiveram mais engajamento que as do Facebook no último trimestre de 2021. De acordo com estudo divulgado pela Emplifi, em termos de audiência, o Instagram também manteve vantagem sobre o Facebook, uma vez que, quando se trata de tamanho de público, em nível nacional, o número médio de seguidores de contas de marca no Instagram é maior do que no Facebook.

Os dados do estudo revelaram ainda que, embora o volume de atividades em ambas as plataformas seja bem semelhante, a taxa de engajamento do Instagram é superior à do Facebook.

No quarto trimestre de 2021, em termos globais, as marcas obtiveram aproximadamente 5,3 interações por 1.000 impressões para uma postagem no Facebook, uma queda de 19% em comparação ao quarto trimestre de 2020.

Enquanto isso, as postagens do Instagram receberam cerca de 35 interações a cada 1.000 impressões, números semelhantes ao mesmo período no ano anterior.

No Facebook, o varejo foi o setor que mais engajou (Dawid Sokolowski/ Unsplash)

No Facebook, as contas de marcas brasileiras registraram uma taxa de 13,3% no número total de interações em publicações feitas na plataforma, sendo que o setor de varejo conquistou 22% do total de interações.

1.     Varejo - 22,4%
2.     Ecommerce - 13,3%
3.     Serviços - 9,5%
4.     Moda - 7,4%
5.     Alimentos - 5,9%
6.     Automóveis - 5,4%
7.     Finanças - 5,2%
8.     Industrial - 5%
9.     Outros - 25,7%

Já no Instagram, o setor do e-commerce é o que obteve uma maior taxa de engajamento, com 41,5% do total de interações em contas de marca na rede. O varejo aparece em segundo lugar com 14,3% das postagens e marcas de moda fecham o pódio com 13,9% das interações na rede.

1.     E-commerce - 41,5%
2.     Varejo - 14,3%
3.     Moda - 13,9%
4.     Serviços - 7,1%
5.     Beleza - 7%
6.     Finanças - 2,2%
7.     Eletrônicos - 2%
8.     Alimentos - 1,6%
9.     Outros - 10,4%