Instagram engaja mais que Facebook, revela estudo

As postagens no Instagram obtiveram mais engajamento que as do Facebook no último trimestre de 2021. De acordo com estudo divulgado pela Emplifi, em termos de audiência, o Instagram também manteve vantagem sobre o Facebook, uma vez que, quando se trata de tamanho de público, em nível nacional, o número médio de seguidores de contas de marca no Instagram é maior do que no Facebook.

Os dados do estudo revelaram ainda que, embora o volume de atividades em ambas as plataformas seja bem semelhante, a taxa de engajamento do Instagram é superior à do Facebook.

No quarto trimestre de 2021, em termos globais, as marcas obtiveram aproximadamente 5,3 interações por 1.000 impressões para uma postagem no Facebook, uma queda de 19% em comparação ao quarto trimestre de 2020.

Enquanto isso, as postagens do Instagram receberam cerca de 35 interações a cada 1.000 impressões, números semelhantes ao mesmo período no ano anterior.

No Facebook, o varejo foi o setor que mais engajou (Dawid Sokolowski/ Unsplash)

No Facebook, as contas de marcas brasileiras registraram uma taxa de 13,3% no número total de interações em publicações feitas na plataforma, sendo que o setor de varejo conquistou 22% do total de interações.

1.     Varejo - 22,4%
2.     Ecommerce - 13,3%
3.     Serviços - 9,5%
4.     Moda - 7,4%
5.     Alimentos - 5,9%
6.     Automóveis - 5,4%
7.     Finanças - 5,2%
8.     Industrial - 5%
9.     Outros - 25,7%

Já no Instagram, o setor do e-commerce é o que obteve uma maior taxa de engajamento, com 41,5% do total de interações em contas de marca na rede. O varejo aparece em segundo lugar com 14,3% das postagens e marcas de moda fecham o pódio com 13,9% das interações na rede.

1.     E-commerce - 41,5%
2.     Varejo - 14,3%
3.     Moda - 13,9%
4.     Serviços - 7,1%
5.     Beleza - 7%
6.     Finanças - 2,2%
7.     Eletrônicos - 2%
8.     Alimentos - 1,6%
9.     Outros - 10,4%