Instagram x TikTok: na dúvida, fique com os dois

O avanço do TikTok no mundo parece ganhar cada vez mais força. A plataforma chinesa chegou a 1.289 bilhão de usuários ativos, contra 1.221 bilhão do Instagram, segundo levantamento realizado em março deste ano. Para se ter uma ideia, em fevereiro de 2021 o Tiktok foi o aplicativo mais baixado do mundo, com 56 milhões de downloads.

Vale ressaltar que, embora essa “briga” tenha se tornado cada vez mais interessante, o Facebook ainda lidera o ranking de usuários ativos, com 2.740 bilhões, seguido pelo YouTube, com 2.291 bilhões de usuários.

Lançado em 2016, o Tiktok ficou conhecido pelas famosas dancinhas, mas rapidamente passou a ser utilizado de outras formas, que vão de dicas de especialistas a canais jornalísticos, por exemplo.

O sucesso do TikTok foi tão grande que o Instagram precisou criar algo novo. Foi aí que, em agosto de 2020, lançou o Reels, um produto de vídeo de formato reduzido. De lá para cá, foram feitos muitos ajustes para aprimorar a ferramenta. Mas, muitos usuários ainda consideram o Reels como um “puxadinho” dos maiores sucessos do TikTok.

O Instagram tem lutado há anos para conquistar mais espaço e ganhar mais usuários. Em 2018, por exemplo, a plataforma de Mark Zuckerberg lançou o IGTV, um recurso de vídeo de formato longo. A ideia era conquistar usuários do YouTube, mas não foi tão eficiente assim.

O TikTok está ganhando cada vez mais espaço, isso é fato!

Mas tem um público específico que ainda prefere o Instagram. Você sabe qual é?

Se você falou que são os influenciadores, acertou!

Influenciadores digitais: vale a pena investir no TikTok?

O Instagram continua sendo o queridinho dos influenciadores digitais. Apesar da queda de 80% para 68% em um ano, a plataforma permanece em primeiro lugar.

Ainda que o Instagram lidere as campanhas de influenciadores, o TikTok vem ganhando cada vez mais força nessa área. No mundo, 45% dos influenciadores usam o TikTok para as suas campanhas de marketing, superando o Facebook, com 43%.

Segundo o Influencer Marketing Hub do WARC, o TikTok foi o vencedor das redes sociais de 2020. A explicação para isso se deve ao rápido crescimento da audiência no aplicativo chinês.

E como não poderia deixar de ser, o sucesso do TikTok fez com que as marcas começassem a olhar com mais carinho para a plataforma. Com isso, profissionais de marketing planejam gastar mais no TikTok este ano, tornando-se a ao lado do Instagram, a plataforma mais procurada para ações de marketing de influência.

A concorrência entre TikTok e Instagram deverá acelerar ainda mais este ano, de acordo com o Influencer Marketing Hub do WARC. Isso porque, ambos os aplicativos passaram a investir no chamado “social commerce”, ou seja, a venda de artigos através das redes sociais.

Marketing de Influência: vale a pena?

A Youpix, empresa que propõe ser uma aceleradora de negócios para a indústria de criadores, realizou uma pesquisa e revelou que 71% das empresas consideram o Marketing de Influência muito importante, inclusive alguns consideram ponto central da estratégia de marketing.

A pesquisa, realizada de 15 de fevereiro a 15 de março de 2021, foi feita com 94 empresas brasileiras. E 86.5% das empresas concordam total ou parcialmente que “trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer”.

Pela primeira vez desde que a pesquisa começou a ser realizada, nenhuma marca considerou esse tipo de marketing sem importância nenhuma no plano de comunicação.

Em dois anos, o budget de influência das marcas na faixa entre R$ 300 mil e R$ 1.5 milhão de reais aumentou 68%.

Você sabe como funciona o algoritmo do TikTok?

Como muitos já sabem, a maioria das redes sociais – como o Instagram, o Facebook e o Twitter – priorizam o conteúdo publicado pelas pessoas seguidas pelos usuários.

O algoritmo do TikTok funciona de maneira diferente, pois a distribuição é feita de forma mais coletiva. Por exemplo: quando um usuário entra na plataforma chinesa pela primeira vez, recebe oito vídeos de diferentes tendências.

Desta forma, o algoritmo consegue identificar quais desses vídeos tiveram maior interação do usuário. Isso inclui: qual vídeo ele passou mais tempo vendo, qual recomendou para amigos, qual curtiu, usuários que seguiu etc. Automaticamente, novos vídeos começam a ser exibidos e a inteligência artificial vai reconhecendo os interesses daquele usuário.

Com essas informações, o TikTok consegue entender bem qual conteúdo mais agrada o usuário, incluindo assim em “bolhas de conteúdo”.

Instagram x TikTok: afinal, qual é melhor?

Em tempos de pandemia, as mídias sociais se tornaram grandes aliadas. Você provavelmente passou horas sozinho rolando feeds e passando stories nesse período. Mas, acredite: você não foi o único!

Segundo apontamento feito pela State of Mobile, agência de inteligência de aplicativos móveis App Annie, os americanos ficaram 8% a mais navegando pelos aplicativos mobile do que assistindo TV. Durante o segundo semestre de 2020, o americano assistiu 3,7 horas de TV e passou 4 horas em seus dispositivos móveis.

“Ué, mas eu sou brasileiro”, você vai dizer! Mas você sabia que o Brasil ocupa o segundo lugar desse ranking? E claro, também registrou aumento no tempo médio dedicado aos aplicativos.

O dado mais interessante foi o do TikTok. Segundo esse levantamento, a plataforma chinesa ultrapassou os aplicativos mais populares em horas por uso e registrou um incrível crescimento de até 325% em um ano.

Mas se o TikTok está crescendo tanto, devo investir no Instagram?

A resposta é sim!

As duas mídias são diferentes, com vantagens e desvantagens.

Em um cenário mais dinâmico, o TikTok leva vantagem. O Instagram faz parte de um dos maiores conglomerados de tecnologia do mundo e ainda é um dos grandes impulsionadores das carreiras dos influenciadores digitais.

De uma maneira geral, as duas estão no topo da popularidade. Considerando que ambas performam bem, o ideal é ser criativo e aproveitar ao máximo o que essas incríveis ferramentas podem fazer.

Guilherme Duarte é CEO da DG, agência de marketing digital de performance