Instituto KondZilla e GR6 lançam movimento contra vigilância racista
O projeto, feito em parceria com a Artplan e com o Instituto Identidades do Brasil, tem como desafio denunciar e inspirar mudanças na sociedade para combater o racismo
Câmeras de segurança são recursos que visam a aumentar a sensação de proteção das pessoas, mas, também são utilizadas para o monitoramento discriminatório de pessoas negras. Diante desse cenário, o Instituto KondZilla e a gravadora GR se uniram à Artplan e ao Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) para lançar o manifesto Pretos na Mira.
Baseado na ideia de Ary Nogueira e Rafael Pascarella, o projeto tem como desafio denunciar e inspirar mudanças na sociedade para combater o racismo e conta com uma canção composta exclusivamente para o videomanifesto, lançado nesta terça-feira (21), no Dia Internacional contra a Discriminação Racial.
A faixa, interpretada por MC Kekel e Mc Davi, marca a primeira ação do movimento que, por meio de conteúdos e ações de conscientização pretende denunciar essa prática de racismo, debater soluções e colocar os pretos na mira de sua história próspera.
“O projeto tem o intuito de contribuir com este manifesto artístico, através da música, da letra, do videoclipe e das redes sociais, promovendo uma reflexão na sociedade sobre este assunto tão delicado e recorrente no nosso dia a dia. Com a união dos talentos, buscaremos maior visibilidade para estas questões sociais, para as comunidades periféricas e para as pessoas que sofrem situações e atos de racismo”, afirmou Rodrigo Oliveira, presidente da GR6.
A criação e desenvolvimento da iniciativa também contou com consultoria do Comitê da Diversidade do Grupo Dreamers, do qual a Artplan faz parte, e para impulsionar o lançamento do clipe da faixa, haverá uma série de ativações nas redes sociais dos cantores MC Kekel e MC Davi e a criação da #PretosNaMira, que vai dar visibilidade para os relatos e casos que ainda estão por vir.