Intel lança Sua Privacidade Online nas mídias sociais

A página da Intel Brasil no Facebook está chamando a atenção dos internautas para um conteúdo multimídia sobre segurança digital para a família por meio da aba dedicada “Sua Privacidade Online”.

Criado nos EUA em 2008 pela Intel e IAPP (International Association of Privacy Professionals), o projeto nasceu como uma iniciativa para auxiliar os funcionários e suas famílias com o uso das mídias sociais. Já em 2009, o conteúdo gerado foi traduzido e adaptado pelos funcionários da Intel na Argentina para o uso voluntário nas escolas em parceria com a Fundación Evolución. O programa denominado “Tu privacidad Online” foi aplicado em inúmeras escolas de Buenos Aires e Córdoba.
A iniciativa também estará presente no perfil da Intel Brasil no Twitter, que atuará como principal divulgador do projeto com a publicação periódica de vídeos, imagens e novidades – sempre com a indicação da hashtag #SuaPrivacidadeOnline.
O conteúdo do programa trata dos principais cuidados com a disponibilização de informações, fotos, vídeos e senhas pessoais, além dos possíveis riscos e consequências de expor a vida pessoal no ambiente virtual, levando em conta os modelos de uso dos pais e filhos de diferentes faixas etárias.

“O computador assumiu hoje o papel central nos lares, é uma ferramenta essencial para muitas atividades familiares e pessoais. Cada vez mais os computadores familiares dão lugar a computadores pessoais, por isso, é necessário mais esclarecimento de como as mídias sociais podem ser bem utilizadas sem colocar em risco a segurança dos membros da família. Por isso, lançamos hoje o primeiro projeto da empresa dedicado exclusivamente à família”, afirma Rosângela Melatto, gerente para a área de responsabilidade social da Intel para a América Latina.

O programa pretende atingir principalmente o público dos pais com conteúdo específico sobre as melhores formas de orientação digital dos filhos e dicas para evitar situações de risco. Informações técnicas também farão parte do programa, como a importância da identificação de ameaças virtuais como vírus ou ‘cookies’.
Entre as dicas do programa Sua Privacidade Online, estão:
1. Ofereça o mínimo de informações pessoais nos seus perfis nas mídias sociais. Procure não disponibilizar telefones, endereços, local de trabalho, entre outros.
2. Em sites e canais de mídias sociais que solicitem um nome de usuário, evite criar um nome que contenha seus dados pessoais.
3. Não compartilhe suas senhas com ninguém.
4. Aceite como ‘amigo’ nas mídias sociais apenas pessoas que você realmente conhece.
5. Após a utilização de computadores públicos, procure apagar seus históricos e os cachês temporários.