Intelipost promove reestruturação e rebranding para conectar as 3 empresas do grupo
Novo posicionamento responde ao crescimento dos últimos anos e à perspectiva de avanços no futuro
O Grupo Intelipost, especialista em gestão de transporte e logística, finalizou processo de reestruturação e rebranding da empresa, que foram apresentados nesta terça-feira (24), no Fórum E-commerce Brasil. O novo posicionamento, segundo Anita Bataglin, diretora de marketing do grupo, composto pela própria Intelipost, AgileProcess e Pegaki, é para fortalecer a companhia com uma identidade agora conectada, o que endossa a presença das marcas como um ecossistema completo de soluções de tecnologia para logística.
“A Intelipost, desde sua fundação, ganhou vasto reconhecimento do mercado como solução SaaS para gestão de fretes. De cara nova, a empresa agora quer também destacar suas demais marcas, adquiridas por M&A nos últimos dois anos, a Agile - especializada em soluções de roteirização e visibilidade em tempo real para logística - e Pegaki, a maior rede de pontos de retirada e envios do Brasil para as compras realizadas no e-commerce. Além disso, o grupo destaca sua obstinação pelos três pilares de valores que cercam suas soluções: ajudar os clientes a escalar vendas, reduzir custos operacionais e melhorar a experiência dos consumidores”, explica a executiva.
Ela diz ainda que estão apoiando todo o rebranding na proposta de valor, pois querem que os clientes atuais e futuros tenham a tecnologia para entrega perfeita, através dos produtos do grupo.
Ross Saario, CEO do grupo, fala sobre a perspectiva deste novo momento. Para ele, o grupo visa a se consolidar como solução completa para atender às operações de varejo online, omnichannel, marketplaces e operadores logísticos.
“O roadmap de produtos segue a todo vapor, já que tem investido, nos últimos dois anos, mais de R$ 100 milhões em tecnologia e avançando cada vez mais no market share. Para os próximos anos, o plano é aumentar cinco vezes o faturamento da companhia, chegando a R$ 1 bilhão em receita”, revela o executivo, acrescentando: “Estamos aumentando o nosso investimento em produto em 40%, este ano, com soluções de machine learning, por exemplo, para nos tornarmos uma empresa com mais foco em dados e obcecados em oferecer as melhores soluções e experiência para os nossos clientes”.
Ele comenta ainda quanto a empresa cresceu nos últimos anos e quanto ainda espera crescer: O Grupo Intelipost teve um faturamento de R$ 157 milhões em 2022, crescendo mais de 170% sobre o ano anterior, e tem como expectativa ultrapassar a marca dos R$ 200 milhões agora em 2023. O futuro promissor da companhia se mostra bastante consistente frente ao setor de comércio eletrônico, que cresceu 1.6% no último ano. A ambição é alcançar R$ 1 bilhão em receita nos próximos anos”, prevê.
Anita argumenta ainda que a companhia é líder quando se trata de soluções SaaS para gestão logística. “Atualmente, seu portfólio de clientes conta com mais de 600 marcas e a expectativa é fechar o ano de 2023 com mais 120 novas marcas”. Segundo ela, a Intelipost possui uma expertise que vai além da logística. “Utilizamos tecnologias inteligentes para alavancar o potencial do mercado de lojistas, e-commerces, varejistas, marketplaces e transportadoras de ponta a ponta, impactando positivamente a experiência dos consumidores do e-commerce, garantindo uma experiência de entrega perfeita”, declara.
Saario complementa que para acompanhar os desafios trazidos pelo atual cenário e a necessidade de inovação no setor de logística e sustentar este crescimento, a empresa realizou um investimento de R$ 100 milhões em tecnologia, nos últimos dois anos, para garantir a efetividade dessa estratégia e aposta na revolução do setor de e-commerce, por meio de tecnológica para simplificar e gerar eficiência nas operações logísticas dos atuais e futuros clientes. “O grupo quer transformar a logística em negócios, trazer uma nova ótica ao mercado e mostrar como suas soluções ajudam não só as operações de entrega, mas também as estratégias comerciais e financeiras das empresas”, comenta.
Para ele, atualmente não existe no mercado brasileiro um concorrente direto quando se fala de Grupo Intelipost. “Por isso, somos líderes em tecnologia para logística no Brasil”. O executivo fala que o portfólio da empresa permite olhar desde a primeira milha de uma operação até a gestão de transportes, além da reversa de uma experiência de compras. “Então, é bastante complexo elencar um só competidor. Competimos, em alguns nichos, com roteirizadores, TMS e operações de pontos de envio e coleta. Nosso diferencial está em abraçar essa jornada como um todo e criar conexões facilitadas para cada empresa que participa dessas operações, desde grandes varejistas a sellers de marketplaces, os próprios marketplaces em si, até os operadores logísticos, que são os transportadores”, exemplifica.
Entre os principais clientes do grupo estão Alpargatas, Amaro, Arezzo, Infracommerce, Leroy Merlin, Petlove, Sephora, Evino e Shopee.
Ainda por conta do projeto de crescimento da empresa o rebranding vem acompanhado também da evolução do comando da companhia. Saario (ex-Amazon Global), por exemplo, foi contratado recentemente para ocupar o cargo de CEO. Com a movimentação, Stefan Rehm passou a responder como CSO (chief strategy officer), enquanto Gabriel Drummond segue como COO. Anita (ex-
Infracommerce) também é recém-chegada à empresa, entre outros executivos.
“Nossa expectativa é manter um crescimento expressivo frente ao mercado, de forma sustentável. O foco é ajudar empresas de diversos perfis a garantir uma experiência de entrega segura e rápida, acompanhando as demandas, com mais velocidade e eficiência nas operações de entregas para o envio mais rápido e flexível dos produtos”, conclui Saario.