Intenção de compra demonstra queda em São Paulo
Pesquisa, realizada pelo Provar (Programa de Administração do Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), revelou que o índice de consumidores que pretendem efetuar compra de bens duráveis no período de julho a agosto de 2014 é de 46,8%, o que significa uma queda de 6,6 pontos percentuais em relação ao registrado no segundo trimestre de 2014, em que se verificou 53,2%.
De acordo com o estudo, que foi feito em parceria com a Felisoni Consultores Associados, na comparação com o mesmo período do ano passado, o índice representou uma queda de 3.8 p.p., já que no terceiro trimestre de 2013, 50,4% dos entrevistados sinalizavam a intenção de comprar pelo menos um item da categoria de bens duráveis. Segundo Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Conselho do Provar/FIA, esta é a intenção mais baixa entre todos os terceiros trimestres desde 2002, quando se verificou o patamar de 21,9%.
O estudo foi realizado com 500 consumidores da cidade de São Paulo e analisou a intenção de compra e de gasto em relação a diversas categorias de produtos. Entre elas: Eletroeletrônicos, Informática, Cama, mesa e banho, Cine e Foto, Móveis, Telefonia e Celulares, Material de Construção, Linha branca, Vestuário e Calçados, Automóveis e Motos, Imóveis, Eletroportáteis e Viagens e Turismo. Ainda foi analisada a utilização de crédito nas compras de bens duráveis.
De acordo com o estudo, entre os itens que serão mais adquiridos pelos paulistanos neste período estão: Imóveis, com 125%, Vestuário e calçados, com 20,8%, Viagens e Turismo, com 12,8%, e Eletroeletrônicos, com 9%. Segundo Felisoni, os resultados do levantamento reforçam a ideia da forte desaceleração do consumo em 2014. “Já no trimestre passado observa-se a menor intenção de compra nos últimos dez anos. Agora, essa nova sondagem reitera o fraco desempenho das vendas de varejo”.
No que se refere às compras pela internet, o indicador ficou em 84,7%, apresentando uma queda de 1 p.p. para este terceiro trimestre de 2014 em relação ao segundo trimestre do ano, que registrou 85,7%. Entre os itens com maior intenção de compras no e-commerce estão: Telefonia e celulares (28,6%), Informática (26,6%) e, Eletroeletrônicos (25,3%).