Interações com marcas de bebidas alcoólicas caem no Facebook
Se por um lado a pandemia favoreceu o e-commerce no Brasil, por outro, fez as marcas de bebidas alcoólicas registrarem queda de 33,7% nas interações no Facebook.
De acordo com a plataforma Socialbakers, a porcentagem fez com que o setor de bebidas alcoólicas atingisse uma das maiores quedas na plataforma. No levantamento realizado pela empresa no terceiro trimestre do ano passado, por exemplo, os cinco perfis com maior interação no Facebook eram de bebidas alcóolicas: Jurupinga Dinalle, Cerveja Brahma Oficial, Club des Sommeliers, Ambev e Skol.
Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers no Brasil, explica que a indústria do álcool foi extremamente ativa durante a pandemia, especialmente em suas atividades de responsabilidade social corporativa.
“Vimos em todo o mundo, assim como no Brasil, empresas de bebidas alcoólicas usando seus recursos para produzir álcool gel para o público em geral. É possível que, depois que o impacto desse assunto diminuiu, a indústria do álcool tenha sofrido queda no engajamento”, afirmou a executiva.
No entanto, Avelar garante que esse resultado pode ser revertido. “Devido a pandemia, ocorreram mudanças em marcas de todos os setores. Algumas foram negativas, como vimos com as companhias aéreas lutando para atender a quantidade sem precedentes de consultas de clientes, e outras positivas, como o comércio eletrônico”, disse.
Falando em e-commerce, o setor foi o único ramo em que as interações aumentaram tanto no Instagram (14,4%) quanto no Facebook (1%). A country manager da Socialbakers no Brasil explica que o comércio eletrônico vem demonstrando potencial nos últimos anos e contou com 23,4% das interações totais dos usuários.
“Não existe uma ciência exata que comprove isto, mas com tantos consumidores continuando a recorrer aos canais digitais, as redes sociais têm se tornado um componente crucial da experiência do cliente e isso impacta diretamente nas interações deste segmento”, destacou.