Marcas automotivas são as mais sustentáveis, diz pesquisa
O setor automotivo domina o ranking do estudo Best Global Green Brands 2013, realizado pela Interbrand. Toyota, Ford e Honda dominam as três primeiras posições, respectivamente. Nissan (em 5º), Ford, Nokia (em 9º) e UPS (em 32º) foram as marcas que mais se desenvolveram em relação ao último ano. As marcas estreantes são: Nestlé (em 14º), Kia (em 37º), ZARA (em 48º) e Colgate (em 50º).
O relatório Best Global Green Brands 2013 analisa a dissonância entre reais práticas ambientais e o que é percebido pelo consumidor. “Apesar de apresentarem iniciativas sustentáveis inovadoras e ousadas, nenhuma marca brasileira está presente no ranking, uma vez que o relatório foi desenvolvido a partir das marcas presentes no estudo das 100 Melhores Marcas Globais, em que as brasileiras ainda não fazem parte” afirma Daniella Giavina-Bianchi, diretora executiva da Interbrand Brasil. “O relatório apresenta marcas líderes e os caminhos percorridos para se desenvolver estratégias robustas, que melhoram os negócios e impactam positivamente o meio-ambiente e as comunidades em que essas empresas atuam”, acrescenta Jez Frampton, CEO Global da Interbrand.
A indústria automotiva apresentou inovações e compromisso com a fabricação de veículos cada vez mais sustentáveis. A Toyota, que se manteve em primeiro lugar no Best Global Green Brands pelo terceiro ano consecutivo, continua a dominar o mercado de veículos híbridos. A montadora japonesa Nissan aparece como a marca que mais progrediu no relatório desse ano, subindo 16 posições e estreando entre as top 10.
Doze das cinquenta marcas presentes no relatório Best Global Green Brands 2013 vêm do setor mais focado em inovação: tecnologia. As marcas do setor estão exercendo o papel de direcionadores culturais e tendo impacto positivo para o meio ambiente, influenciando os demais setores. A multinacional japonesa de produtos eletrônicos Panasonic ganhou a posição de líder da categoria por continuar oferecendo soluções de consumo ecológicas, inovadoras e inteligentes para os seus consumidores em todo o mundo.