Internet brasileira deve alcançar R$ 6 bi de faturamento em 2013
O IAB Brasil (Internet Advertising Bureau Brasil) estima que o meio online deve alcançar R$ 6,02 bilhões em faturamento neste ano no país, um crescimento de 31,8% sobre o ano passado. A maior parte do volume deve vir do investimento de anunciantes em classificados e em search, que irá representar R$ 3,82 bilhões, segundo projeção do instituto. Esse item deve representar crescimento de 39% neste ano. Já a categoria de display e de social, com projeção de faturar R$ 2,2 bilhões, irá crescer 21%, estima a entidade.
No ano passado, o meio online fechou com faturamento de R$ 4,572 bilhões, com classificados e search representando mais da metade do valor: R$ 2,7 bilhões. Já investimentos em display e em redes sociais representaram R$ 1,8 bilhão. A receita do ano foi 32,2% maior que o verificado em 2011. De acordo com Rafael Davini, presidente do IAB Brasil, o crescimento de classificados na composição da receita de digital nos últimos dois anos é um reflexo do mau momento que multinacionais enfrentam em mercados importantes, como Europa e Estados Unidos.
Embora os resultados financeiros alcançados no país sejam positivos, a ordem das matrizes tem sido de redução nos investimentos em mídia. “Mesmo com PIB (Produto Interno Bruto) fraco, o Brasil representou resultado positivo para as matrizes das companhias que atuam aqui. Mas, pelos problemas enfrentados lá fora, a ordem tem sido corte no budget de marketing. Por isso há o crescimento de classificados e de search”, explicou. Os dois elementos têm custo menor para as marcas.
Os números fazem parte de uma estimativa da entidade coletada com empresas associadas, que somam aproximadamente 170 companhias, entre sites, portais, empresas de tecnologia, agências e desenvolvedoras. Por confidencialidade, o IAB não revela os nomes das empresas que reportaram seus dados. Entre os associados, estão Google, Microsoft Advertising, Terra, Turner, Globo.com e Terra.