Interpublic assume conta da Latam Airlines

Apesar de uma série de fontes ter garantido, há cerca de 15 dias, que a conta da Latam Airlines ficaria com o WPP, através de um trabalho liderado pela Y&R Brasil, o anunciante fez uma radical mudança no trajeto de voo: é o Interpublic, com trabalho coordenado pela WMcCann, que será anunciado nesta segunda (10) como o vencedor da concorrência, conforme adiantado pela Coluna Supercenas, publicada pelo propmark.

Na última sexta-feira (7), circularam informações em São Paulo de que a McCann e outras empresas do IPG em Santiago já estariam comemorando a conquista. Também na sexta, a TAM informou que o processo de concorrência “segue em andamento” e o resultado oficial será divulgado “assim que finalizado”.

 A  nova marca Latam, que substituirá as marcas TAM e LAN, foi anunciada na semana passada. Ela foi criada pela Interbrand e será adotada gradualmente nos próximos três anos.

O Latam Airlines Group abriu, em fevereiro deste ano, concorrência global para escolher uma única rede de agências para atuar nos mercados da América, Europa e Oceania, onde a empresa possui operações.  Segundo a companhia, o objetivo é simplificar processos, ter uma maior coordenação nas dinâmicas de comunicação dos diversos países e otimizar a utilização de recursos para garantir um processo de construção de marca mais consistente.  No Brasil, a TAM era atendida pela Y&R e pela Wunderman, ambas do grupo WPP.

Em comunicado,  o Grupo Latam afirmou que a  seleção levou em conta a presença da rede de agências na região em que as empresas do Grupo Latam operam; o histórico de trabalho/contato com esses grupos; a estrutura, governança e currículos das empresas; o feedback de clientes e parceiros; o grau de complexidade de implementação de cada agência no dia-a-dia de TAM e LAN; as ferramentas disponíveis e utilizadas por cada um, e, por fim, a realização de um job teste, com exercício criativo e estratégico. 

 “Todos os grupos apresentaram propostas de alto nível e estamos muito contentes com a finalização desse processo. Temos um grande desafio que é o lançamento da marca Latam no primeiro semestre de 2016.  Agora, o foco do nosso trabalho será promover uma imersão do IPG na cultura das nossas empresas e executar a implantação de um plano de trabalho global. Com os atuais parceiros, uniremos esforços para garantir a finalização dos projetos em andamento até o fim deste ano”, disse Jerome Cadier, vice-presidente de Marketing do Grupo Latam Airlines.

*Nota atualizada às 14h20