Investimento em mídia cresce 7% e ultrapassa R$ 74 bi em 2022, aponta Kantar
Estudo mostrou que o turismo foi o segmento que mais comprou mídia no ano passado
Em 2022, as marcas investiram R$ 74,1 bilhões em compra de mídia nos espaços publicitários brasileiros, uma variação positiva de 7% em comparação a 2021. O número referente ao crescimento é perto ao do Cenp-Meios, apresentado no começo do mês: alta de 7,6% na comparação com 2021, porém, com uma movimentação menor, R$ 21,2 bilhões.
Internet, mídia exterior e cinema foram os únicos meios que, de acordo com relatório do Cenp, apresentaram alta nos investimentos – 2,28%, 1,6% e 0,18%, respectivamente. A maior queda ficou com a TV aberta, que registrou baixa de 3,7%.
A Kantar Ibope Media explica que os dados são calculados a partir de uma metodologia proprietária e acordada com o mercado local. Com o registro das inserções publicitárias exibidas nos principais meios e veículos de comunicação e do preço de tabela de venda, antes de qualquer redução ou desconto negociados, chega-se a uma estimativa do investimento destinado para a compra de espaço por setores, anunciantes e marcas.
Entre os setores que mais investiram em 2022, o Turismo apresentou o maior crescimento por conta da reabertura das atividades de entretenimento – um salto de 50%. A alta foi impulsionada, principalmente, por Eventos Culturais (+197%), Viagens (+57%) e Hotéis (+36%).
O segmento é seguido pelas indústrias Automotiva (+33%) e de Bebidas (+31%), destaques que também apontam para o reflexo da reabertura econômica e maior movimentação das pessoas na disposição das marcas em investir.
Além disso, os dados mostram que o aumento do investimento não se apoia apenas no repasse de inflação nas tabelas de preços, mas também na maior veiculação de peças e maior ocupação dos inventários. A ocupação dos espaços publicitários cresceu mais de 10% tanto nos canais digitais como OOH, Rádio e sobretudo o Cinema, que se recupera dos fechamentos de 2020/2021.
Ainda sobre disposição das marcas, o monitoramento apontou que as marcas mais valiosas do Brasil, segundo o Brand Z 2022, tiveram em comum o fato de usarem vários pontos de contato para entregar suas mensagens.
Em média, adotaram 6,5 meios para veicular publicidade. Metade delas, inclusive, usou todos os sete meios: cinema, internet, jornal, OOH, rádio, revista e TV. Em relação às praças, Brasília (16%), São Paulo (15%), Campinas (11%) e Belo Horizonte (10%) foram as cidades que apresentaram o maior crescimento em investimento publicitário de 2021 para 2022.
(Crédito: Austin Distel na Unsplash)