Investimento bruto em mídia no 1º semestre foi de R$ 60,7 bilhões

O meio TV, incluindo as redes abertas (55,5%, ou R$ 33,7 bilhões), fechadas (11,8%, ou R$ 7,1 bilhões) e ações de merchandising (5,5%, ou 3,5 bilhões), concentrou 73,1% do investimento publicitário no primeiro semestre de 2016. O volume total, pelo cálculo do Kantar Ibope Media com base nos preços cheios das tabelas dos veículos e sem os descontos negociados, foi de R$ 60,7 bilhões, superior aos R$ 60,1 bilhões consolidados no mesmo período do ano passado. O meio jornal teve R$ 6,9 bilhões das verbas. O chamado display, ou publicidade na internet, garantiu R$ 2,5 bilhões, o rádio concentrou R$ 2,3 bilhões, a mídia OOH (Out Of Home) teve participação de 2,3%, equivalente a R$ 1,3 bilhão, search atraiu R$ 752,4 milhões e o cinema R$ 271,3 milhões.

A Y&R lidera o ranking das agências com R$ 3 bilhões de faturamento bruto. A AlmapBBDO aparece em segundo lugar com R$ 1,7 bilhão. A WcCann é a terceira com R$ 1,7 bilhão, uma diferença de R$ 15 milhões para a AlmapBBDO.  A Leo Burnett Tailor Made ocupa a quarta posição com 1,6 bilhão. A Ogilvy & Mather Brasil é quinta colocada com R$ 1,5 bilhão.

O maior anunciante é o laboratório Genoma com um investimento de R$ 1,9 bilhão. A Unilever, com R$ 1,6 bilhão, é a segunda colocada na pesquisa. A Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio) ocupa a terceira posição com R$ 1,5 bilhão. A Caixa Econômica Federal, com um total de R$ 831 milhões, é o quarto maior anunciante. E a Procter & Gamble, com R$ 807 milhões, aparece em quinto.

O cálculo bruto do Kantar Ibope Media é uma métrica qualificada, mas muitas vezes pode gerar distorções. O caso do Genoma é um bom exemplo. A empresa mexicana lidera a tabela dos maiores anunciantes, mas não é a realidade. Fonte do PROPMARK acredita que o investimento líquido do laboratório em publicidade é de no máximo R$ 100 milhões por ano. 

No ranking anual de 2015 (janeiro a novembro), a Y&R liderou a lista pela 13ª vez consecutiva. Leia aqui

Ranking de Agências
Janeiro a Junho 2016
Moeda: R$ (000)
 
Posição Agência Investimento
1 Y R 3.052.493
2 ALMAP BBDO 1.737.566
3 WMCCANN 1.722.829
4 LEO BURNETT TAILOR MADE 1.632.306
5 OGILVY E MATHER BRASIL 1.591.147
6 PUBLICIS PBC COMUNICACAO 1.370.336
7 AFRICA 1.330.828
8 HAVAS WORLDWIDE 1.246.547
9 MULLEN LOWE BRASIL 1.162.222
10 F NAZCA S E S 1.034.653
11 JWT 1.000.863
12 PROPEG 999.985
13 LEW LARA TBWA 939.631
14 DPZ E T 925.596
15 TALENT MARCEL 896.367
16 ESCALA COMUNICACAO 891.514
17 LDC * 806.140
18 FCB BRASIL 787.089
19 MY PROPAGANDA 771.709
20 DM9DDB 715.010
21 Z MAIS 688.937
22 PANDORA PUBLICIDADE 683.654
23 NBS 613.373
24 RINO PUBLICIDADE 580.497
25 AGENCIA WE 560.471
26 HEADS PROPAGANDA 546.537
27 GREY 494.434
28 E MIDIA PROPAGANDA E MARKETING 469.258
29 ARTPLAN 455.023
30 MULTI SOLUTION 443.193
31 NEOGAMA 395.934
32 FULLPACK COMUNICACAO 382.136
33 FISCHER 361.786
34 MASTER PUBLICIDADE 348.143
35 WIEDEN KENNEDY 332.511
36 SINERGIA PUBLICIDADE 329.047
37 NOVA SB 305.655
38 MOMA PROPAGANDA 299.567
39 REF COMUNICACAO 276.261
40 PANDA AGENCIA 243.498
41 3A WORLDWIDE SOUTH AMERICA 222.130
42 EUGENIO PUBLICIDADE 190.566
43 SANTA CLARA 190.323
44 DAVID BRASIL 182.825
45 I BRASIL COMUNICACAO 172.915
46 DENTSU 165.574
47 GIACOMETTI PROPAGANDA 140.687
48 LEIAUTE 131.058
49 FSB 129.869
50 IMPACTO PROPAGANDA 127.221