Investimento em mídias sociais vai mais do que triplicar na China
Os anunciantes da China vão investir mais do que o triplo em mídias sociais nos próximos cinco anos, passando à frente do Japão e se tornando o maior mercado da Ásia. É o que mostra uma analista da Forrester Research, que indica que o investimento publicitário chinês em redes sociais vai crescer de US$ 530 milhões em 2014 para US$ 1,7 bilhão em 2019. Na comparação, o Japão vai dobrar de tamanho no mesmo período, de US$ 864 milhões para US$ 1, 6 bilhão.
“Os consumidores chineses são aficionados por redes sociais”, disse Wang Xiaofeng, analista da Forrester Research. De acordo com ela, os anunciantes estão seguindo os internautas em várias plataformas domésticas que estão crescendo, como o aplicativo de mensagens WeChat – os gigantes Facebook e Twitter são bloqueados pelas autoridades chinesas.
A analista também observa que 90% dos adultos no Metro são usuários de smartphones e que a melhoria no acesso às redes sociais via mobile nas estações é um dos fatores que impulsionou o aumento do investimento publicitário nas mídias sociais na China.
Embora o volume de de anúncios ainda seja maior no Japão, os chineses estão mais propensos a se conectarem com as marcas nas redes sociais. “Em média, os usuários chineses do Sina Weibo se engajaram com 29 marcas, enquanto os japoneses usuários do Twitter se conectaram com oito marcas” comparou Wang. Além disso, metade dos usuários da internet no metrô chinês não se importa em ver anúncios em redes sociais.
*Com informações do Warc