Investimento em publicidade cresce 2,8% nos Estados Unidos
Os cem maiores anunciantes dos Estados Unidos investiram aproximadamente US$ 104,5 bilhões em publicidade em 2012, o que representa um crescimento de 2,8% em relação ao montante destinado à propaganda em 2011. Os dados foram divulgados pelo centro de análise de dados do site AdAge.
O maior crescimento foi registrado no setor de tecnologia, que investiu em publicidade 13,6% a mais que em 2011. A Samsung, que pertence a esse segmento, foi a empresa entre os cem maiores anunciares que mais aumentou seu investimento – 57,6%.
Já a Amazon, que compõe a categoria varejo, investiu 46,6% a mais que no ano retrasado. O site destinou mais de US$ 2 bilhões em publicidade no ano passado, uma quantia que até então somente o Google, em 2011, havia investido, se consideradas apenas empresas ligadas à internet.
O segmento de automóveis também foi um dos principais contribuintes para o crescimento. Montadoras asiáticas, como Toyota, Honda, Nissan e Kia estão entre as que mais destinaram dinheiro a publicidade, fazendo o setor destinar ao marketing 12,9% a mais que em 2011.
Anunciantes
A Procter & Gamble encabeçou a lista dos maiores anunciantes americanos, assim como em 2011. No ano passado, foram US$ 4,8 bilhões investidos em publicidade, 1,5% a menos que nos 12 meses anteriores.
A General Motors passou da segunda para a terceira colocada, com US$ 3,06 bilhões investidos. Comcastm AT&T e Verizon completam a lista das cinco primeiras.
As empresas que ocupam as nove primeiras posições do ranking são as mesmas do ano passado, apenas trocando de posição entre si. A única novidade no top 10 em relação a 2011 é a Toyota, que investiu mais de US$ 2 bilhões – 14,8% a mais que no período anterior – e apareceu na décima posição.