Investimento global em publicidade deve atingir US$ 1 tri em 2024, revela Warc
Aumento projetado equivale a um investimento adicional de US$ 104 bilhões por parte dos anunciantes
O investimento global em publicidade está a caminho de crescer 10,7% este ano, atingindo um total de US$ 1,08 trilhão. A nova previsão, publicada pela Warc, representa uma melhora de 0,2 ponto percentual em relação à última previsão global em agosto.
O crescimento do investimento publicitário também é esperado para o próximo ano (+7,6%) e 2026 (+7,0%), resultando em um mercado global de publicidade avaliado em US$ 1,24 trilhão.
Nos últimos dez anos, o investimento global em publicidade mais que dobrou, crescendo 2,8 vezes mais rápido do que a economia global desde 2014.
Nesta edição, a Warc está utilizando uma rede neural proprietária que projeta padrões de investimento publicitário com base em mais de dois milhões de pontos de dados, abrangendo indicadores macroeconômicos, receitas de veículos de mídia, despesas de marketing dos maiores anunciantes do mundo, tendências de consumo de mídia e inflação nos custos de mídia.
Embora o crescimento geral seja impulsionado principalmente pela mídia online, a televisão também teve um bom desempenho este ano, contribuindo significativamente. O investimento em TV linear deve fechar o ano com alta de 1,9%, totalizando US$ 153,6 bilhões, após dois anos de queda. Esse crescimento foi impulsionado pela publicidade política nos EUA no quarto trimestre, além das Olimpíadas de Paris e do torneio de futebol Euro 2024 no terceiro trimestre.
Com base em um desempenho sólido da mídia tradicional, o segmento de internet pura, que abrange a receita publicitária de empresas exclusivamente online, como Alphabet, Amazon e Meta, está projetado para crescer 14,1%, alcançando um total de US$ 741,4 bilhões – mais de dois terços (68,8%) de todo o investimento publicitário.
As redes sociais continuam sendo o maior segmento dentro da mídia digital e o principal meio publicitário global, com um total de US$ 252,7 bilhões neste ano, o que equivale a 23,5% do mercado global de publicidade. As perspectivas para esse segmento foram revisadas para cima (+19,3%) devido aos resultados melhores que o esperado de Facebook, Instagram e TikTok nos primeiros nove meses do ano.