Investimento publicitário deve superar US$ 1 trilhão em 2026, prevê Dentsu
Relatório destaca avanço da chamada “Era Algorítmica” e estimativa de crescimento de 9,1% no Brasil
A Dentsu divulgou nesta segunda-feira (8) a nova edição do Ad Spend Forecasts, relatório que projeta os investimentos globais em publicidade para o próximo ano. A previsão indica um aumento de 5,1% em 2026 quando o mercado deve ultrapassar pela primeira vez a marca de US$ 1 trilhão.
O estudo descreve um cenário que a Dentsu chama de 'Era Algorítmic', em que os sistemas digitais passam a determinar grande parte das interações entre marcas e consumidores. Nesse ambiente, cada ponto de contato se torna uma oportunidade de conexão e influência, ampliando o peso estratégico dos dados e da personalização.
No Brasil, a projeção é de crescimento de 9,1% em 2026, o maior entre os 12 mercados analisados. Segundo Silvia Visani, diretora executiva de data insights da Dentsu, "o desempenho acima da média do Brasil reflete uma retomada após o ano conservador de 2025, impulsionada por fatores conjunturais como a Copa do Mundo e as Eleições presidenciais".
A executiva ainda destaca que embora o digital continue crescendo globalmente, no Brasil a televisão tradicional seguirá "chamando atenção".
O relatório também traz o impacto dos grandes eventos previstos para o ano, como Jogos Olímpicos de Inverno, Copa do Mundo da FIFA e ciclos eleitorais relevantes. Além do esporte ao vivo, o consumo de conteúdos adjacentes segue em expansão: 40% dos consumidores globais assistiram a uma série documental esportiva no último mês e metade da Geração Z vê anime semanalmente.
Com 42% dos CMOs planejando ampliar recursos para produção de conteúdo original e patrocínios, o estudo indica que 2026 deve abrir novas janelas criativas para as marcas.
Regionalmente, a América deve crescer 5,2%, somando US$ 460,5 bilhões. Nos Estados Unidos, a alta prevista é de 5,0%, enquanto o Canadá deve avançar 5,4%. Na Ásia-Pacífico, região de maior dinamismo, a perspectiva é de 5,4%, com Índia (+8,6%) e China (+6,1%) puxando o movimento. Já a Europa, Oriente Médio e África deve registrar aumento de 4,2%, liderada pelo Reino Unido (+5,7%).
A publicidade digital segue como principal força de expansão, com expectativa de avanço de 6,7% e participação de 68,7% do total investido. Entre os canais, varejo (+14,1%), vídeo online (+11,5%) e redes sociais (+11,4%) aparecem entre os destaques, enquanto a programática deve representar mais de quatro quintos do investimento digital. Entre os meios tradicionais, as projeções apontam crescimento de TV (+2,4%), OOH (+4,1%) e cinema (+2,2%), enquanto a mídia impressa deve recuar 3%.
Entre os setores que devem concentrar as maiores altas estão tecnologia (+10,3%), impulsionada por lançamentos ligados à IA; governo, social, político e organizacional (+10,1%); e bebidas (+10,1%).