Investimento publicitário fica estável
Os dados da pesquisa de monitoramento dos investimentos publicitários recebidos pelos principais meios de comunicação do Brasil mostram que o mercado permaneceu estável no primeiro semestre do ano. Segundo o Ibope Media, mesmo sem o apelo comercial de uma Copa do mundo, os anunciantes mantiveram o ritmo.
Nos primeiros seis meses de 2015, foram investidos R$ 60,1 bilhões em mídia, valor 0,8% superior em relação ao mesmo período do ano anterior. “Historicamente, os investimentos em mídia no primeiro semestre são mais moderados em comparação com a última metade do ano, porém esperamos um segundo semestre mais aquecido para o mercado publicitário”, diz Rita Romero, diretora executiva do Ibope Media.
Apesar da estabilidade, houve uma inversão entre os anunciantes que ocupam as primeiras posições no ranking. Pela primeira vez, uma empresa do segmento de varejo ou de bens de consumo não aparece na liderança. Durante o 1º semestre de 2015, o laboratório Genomma (segmento de Higiene Pessoal, Beleza e Farmacêutica) foi o maior anunciante do país, acumulando R$ 2,13 bilhões de investimentos em mídia, um crescimento de 34% em relação ao ano anterior. Em 2014, neste mesmo período, o anunciante ocupou a terceira posição.
A Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio), segundo maior anunciante nos primeiros seis meses do mês, acumulou R$ 2,11 bilhões, um acréscimo de 4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. A Unilever, que ocupava a primeira posição em 2014, totalizou R$ 1,93 bilhões de investimento em mídia, uma queda de 21% em relação ao 1º semestre de 2014.
Ranking de maiores anunciantes
Ranking de agências que mais investem em mídia