Investimentos em mídia caem 30% no primeiro semestre
O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulgou nesta quarta-feira (2) os dados do Cenp-Meios relativos aos investimentos em mídia no Brasil para o primeiro semestre de 2020.
Os números divulgados refletem os efeitos da pandemia da Covid-19 no mercado. Os dados mostram um total de R$ 5,7 bilhões investidos no período. Se comparado ao mesmo intervalo de 2019, quando R$ 8,2 bilhões foram aplicados, houve uma queda de 30%.
Percentualmente, quem mais perdeu foi o Cinema. O tombo foi de 63%. Em seguida vem Revista, com 47% a menos de investimentos, acompanhada do meio Jornal, que caiu 46%. Out of home (46%) e TV por Assinatura (41%) aparecem logo depois. TV, Rádio e Internet foram as que menos sofreram, com uma queda percentual de 28%, 27% e 23%, respectivamente.
Obviamente, o bolo se divide com valores discrepantes entre os meios. Apesar de o prejuízo do Cinema ter sido percentualmente alto, a TV aberta foi a que mais perdeu em valores e teve menos de R$ 1,2 bilhão investidos em 2020 se comparado ao mesmo período de 2019.
Falando em bolo, o share se manteve na seguinte ordem: TV (55%), Internet (22%), OOH (9%), TV paga (5,7%), Rádio (4,7%), Jornal (2%) Revista (0,7%) e Cinema (0.2%)
Vale lembrar, porém, que o levantamento de 2019 continha 218 agências contra 213 em 2020. Confira a íntegra da tabela:
MEIO | Valor Faturado | Share (%) |
Cinema | R$ 13.049,00 | 0.2% |
Internet | R$ 1.278.876,00 | 22.4% |
Jornal | R$ 115.441,00 | 2.0% |
OOH/Mídia Exterior | R$ 539.006,00 | 9.4% |
Rádio | R$ 266.588,00 | 4.7% |
Revista | R$ 37.479,00 | 0.7% |
TV Aberta | R$ 3.144.474,00 | 55.0% |
TV por Assinatura | R$ 325.597,00 | 5,70% |
TOTAL | R$ 5.720.510,00 |