Estudo realizado pela Emplifi mostra, por exemplo, queda de 17% nas interações do Facebook

Os gastos com redes sociais tiveram um crescimento de 21% em relação ao mesmo período em 2021, revelou o levantamento realizado pela plataforma em social marketing e care Emplifi.

O gasto médio mensal com anúncios por marca foi de US $3.631 no primeiro trimestre, uma queda de 19% em relação à alta da temporada de festas do quarto trimestre de 2021. Ainda assim, isso marca um aumento de quase 21% em relação à média do primeiro trimestre de 2021, de pouco mais de US $3.000.

Apesar do aumento no investimento em redes sociais, a taxa de engajamento permanece estável nas plataformas. As postagens do Instagram recebem uma média de pouco mais de 32 interações por 1.000 impressões, um número que permaneceu relativamente consistente no ano passado, informou a plataforma.

Engajamento Instagram
Entre os perfis com melhor performance no Instagram Brasil, a novidade no pódio é Wendell Carvalho, um perfil de coach com mais de 6 milhões de seguidores e 213 posts que, durante o trimestre, acumulou mais de 4 milhões de interações.

Instagram: 32 interações por 1.000 impressões (Photo by Claudio Schwarz on Unsplash)

Melhores performances:

1)    Netflix Brasil com 68.940.468 interações em 248 posts
2)    Obvious com 4.521.576 interações em 198 posts
3)    Wendell Carvalho com 4.436.945 interações em 213 posts
4)    Disney+ Brasil com 3.544.027 interações em 306 posts
5)    Grão de Gente com 3.388.887 interações em 658 posts
6)    HBO Max Brasil com 2.213.665 interações em 473 posts.

Engajamento no Facebook
Já o Facebook apresentou uma queda de 17% no número médio de curtidas, comentários e compartilhamentos. Em janeiro de 2021, a plataforma contava com uma média de 6,54 interações por 1.000 impressões; um ano depois, esse número caiu para 5,44. Ainda assim, está acima da baixa histórica do quarto trimestre do ano passado, de 5,03 interações.

Perfis com melhor performance:

1)    Pontofrio com 3.283.116 interações em 292 posts
2)    Netflix Brasil com 3.023.326 interações em 315 posts
3)    Casas Bahia com 2.244.568 interações em 277 posts
4)    Patins Cascavel com 1.183.684 interações em 88 posts
5)    Atacado Games com 1.373.294 interações em 437 posts
6)    Hurb com 1.124.399 interações em 676 posts.