Ipsos adquire MRBI

A Ipsos, multinacional francesa de pesquisa, anunciou em Paris a aquisição da Market Research Bureau of Ireland Limited (MRBI), empresa líder em pesquisa eleitoral e de mercado na Irlanda. Assim que a European Competition Authority aprovar a transação, a Ipsos irá adquirir 100% do capital da empresa que integra atualmente a WPP.

A Ipsos havia iniciado sua entrada no mercado irlandês com a aquisição da Mori MRC em 2005 e agora surgiu a oportunidade de realizar outra aquisição no país como resultado de uma decisão da European Competition Authority, exigindo que a WPP vendesse a MRBI por motivos de concorrência.

Fundada em 1962 e adquirida pela TNS em 1996, a MRBI é a mais antiga empresa de pesquisa customizada da Irlanda. A companhia possui um variado mix de negócios, com foco em pesquisa eleitoral, medição de audiência na mídia e pesquisa de gestão para stakeholders.

Em 2008, a Ipsos também anunciou a aquisição de outras seis empresas de pesquisa: a Monroe Mendelsohn (EUA); a Forward Research (EUA); a Livra Panels (América Latina); a B-Thinking, empresa líder em pesquisas para o setor automotivo na China; 60% do grupo Strategic Puls – companhia de estudos independente da região dos Balcãs, incluindo Sérvia e Croácia; e a Alfacom, uma empresa especialista em Pesquisa de Qualidade e CRM no setor automotivo brasileiro.