Ipsos auxilia no investimento publicitário para o Natal

Com forma de analisar os investimentos publicitários em grandes eventos e datas comemorativas, a Ipsos Connect avaliou a performance do último Natal no Brasil e apresenta o “Especial de Natal Ipsos Connect”. Com esse estudo, o instituto visa contribuir na construção de um briefing para as marcas que estão preparando suas campanhas para o Natal 2015.

Esses dados foram levantados no ano passado, entre os 17 e 19 de dezembro, com a participação de 300 homens e mulheres, das classes ABCD, de 18 a 60 anos. O estudo foi realizado com a utlização da ferramenta ASI Check, que permite, de forma ágil, entender o quanto os comerciais conseguem se destacar, chamando a atenção das pessoas e estabelecendo um link com a marca anunciada, além de avaliar o quanto a comunicação é capaz de mover interesse ou opinião sobre a marca.

Doze comerciais de diferentes segmentos e estilos criativos foram avaliados, gerando um ranking com os melhores comerciais em termos de recall e motivação. Com isso, a união familiar foi apontada pelos entrevistados como uma boa forma de chamar atenção nos comerciais. No entanto, mostrar promoções também é interessante.

Confira as respostas para a pergunta: “Pensando no Natal e nas coisas que são importantes para você nesta época, o que você acha que mais chamaria sua atenção nos comerciais de tv?”

Os comerciais com melhor avaliação foram aqueles que conseguiram despertar grande identificação e se diferenciaram dos concorrentes. Como pode ser observado no gráfico:

Outro ponto forte dos comerciais com melhor avaliação foi sua notável capacidade de gerar um engajamento emocional. Este é um tema interessante e que também foi explorado neste estudo de Natal.