Ipsos credita queda de atenção da audiência a perfil multitela

Na manhã desta quarta-feira (30), a Ipsos Connect, área da Ipsos especializada em pesquisas de marca, mídia, comunicação e conteúdo, apresentou em São Paulo dados sobre a atenção do consumidor e sua capacidade de reter mensagens publicitárias, que estão cada vez menores. Segundo dados da empresa revelados durante o evento The Future of Getting Attention, os anúncios em televisão, por exemplo, tiveram queda de 7% em relação à lembrança do consumidor nos últimos três anos.

“O tema atenção é fundamental hoje. Nunca tivemos tanto conteúdo, tantas mídias”, justifica o CEO da Ipsos no Brasil, Alexandre de Saint-Léon. 

Apesar da TV apresentar queda, conquistar a atenção do consumidor não é um desafio exclusivo do meio. Segundo os dados, hoje cerca de um terço das pessoas acessa a internet ou fala pelo celular enquanto consome, além da possibilidade da televisão, ou rádio, ou jornal ou revista.

Divulgação

Silvia Herranz, diretora geral de Ipsos Connect no Brasil.

“Conquistar atenção não é um problema da TV, mas de todas as mídias”, aponta. 

Silvia lembra ainda que hoje o brasileiro está presente em mais de quatro  redes sociais, sendo que 78% desse público permanece com todas  as opções abertas ao mesmo tempo. “Não está fácil para ninguém, nem para o digital”, aponta.

De acordo com a executiva, a  esse cenário se adiciona ainda o excesso de mensagens publicitárias disponíveis. “As pessoas nunca foram expostas a tantos estímulos publicitários. Uma análise da Statistic Brain mostra que, em 1995, uma pessoa recebia, em média, 2 mil mensagens de marca por dia. Em 20 anos, esse número triplicou”, afirma a diretora de Ipsos, que calcula que 74% dos anúncios em vídeo online sejam pulados, por exemplo.

Ainda segundo dados da Ipsos, campanhas consideradas criativas podem gerar até quatro vezes mais de ROI. “A criatividade, portanto, é a grande resposta”, defende Silvia.