Ipsos credita queda de atenção da audiência a perfil multitela
Na manhã desta quarta-feira (30), a Ipsos Connect, área da Ipsos especializada em pesquisas de marca, mídia, comunicação e conteúdo, apresentou em São Paulo dados sobre a atenção do consumidor e sua capacidade de reter mensagens publicitárias, que estão cada vez menores. Segundo dados da empresa revelados durante o evento The Future of Getting Attention, os anúncios em televisão, por exemplo, tiveram queda de 7% em relação à lembrança do consumidor nos últimos três anos.
“O tema atenção é fundamental hoje. Nunca tivemos tanto conteúdo, tantas mídias”, justifica o CEO da Ipsos no Brasil, Alexandre de Saint-Léon.
Apesar da TV apresentar queda, conquistar a atenção do consumidor não é um desafio exclusivo do meio. Segundo os dados, hoje cerca de um terço das pessoas acessa a internet ou fala pelo celular enquanto consome, além da possibilidade da televisão, ou rádio, ou jornal ou revista.
Silvia Herranz, diretora geral de Ipsos Connect no Brasil.
“Conquistar atenção não é um problema da TV, mas de todas as mídias”, aponta.
Silvia lembra ainda que hoje o brasileiro está presente em mais de quatro redes sociais, sendo que 78% desse público permanece com todas as opções abertas ao mesmo tempo. “Não está fácil para ninguém, nem para o digital”, aponta.
De acordo com a executiva, a esse cenário se adiciona ainda o excesso de mensagens publicitárias disponíveis. “As pessoas nunca foram expostas a tantos estímulos publicitários. Uma análise da Statistic Brain mostra que, em 1995, uma pessoa recebia, em média, 2 mil mensagens de marca por dia. Em 20 anos, esse número triplicou”, afirma a diretora de Ipsos, que calcula que 74% dos anúncios em vídeo online sejam pulados, por exemplo.
Ainda segundo dados da Ipsos, campanhas consideradas criativas podem gerar até quatro vezes mais de ROI. “A criatividade, portanto, é a grande resposta”, defende Silvia.