Ipsos lança serviço colaborativo

Com o objetivo de auxiliar os profissionais de marketing e as agências de publicidade a consultar, compreender e extrair dados de mercado de uma forma simplificada, a Ipsos acaba de lançar no Brasil a plataforma colaborativa Insight Cloud, em que assuntos “quentes” podem ser compartilhados como em uma rede social. O serviço faz parte de um lançamento global da companhia e engloba a oferta de produtos da Ipsos UU, setor da empresa especializado em pesquisa qualitativa.

Divulgação

Ana Claudia Malamud, diretora da Ipsos UU

Desenhada para funcionar como uma biblioteca interativa de informações relevantes para vários segmentos de negócios, a plataforma auxilia empresas a tomar decisões e a acelerar lançamentos de produtos e serviços no mercado. Em termos técnicos, a curadoria de conteúdo, que é feita por um time de especialistas da Ipsos, funciona de maneira semelhante à página de recomendação inteligente da Amazon e com interface semelhante ao serviço de buscas do Google.

“A gente sabe que alguns de nossos clientes têm plataformas que armazenam informações. A diferença é que o Insight Cloud, além de arquivar e organizar infos muitas vezes desorganizadas dos clientes, tem uma parte de inspiração com curadoria da Ipsos. A plataforma é um espaço vivo, onde as pessoas podem contribuir e passar bastante tempo com acesso a informações de consumidor”, explica Ana Claudia Malamud, diretora da Ipsos UU. “Ela tem o nível de recomendação da Amazon, por isso vai sempre recomendar ou indicar outras informações de interesse do usuário. O maior benefício disso é que a gente evita o envio de informações repetitivas e projetos redundantes”, acrescenta a executiva.

Por ser um projeto de caráter colaborativo, o Insight Cloud reúne não apenas pesquisas da casa, mas também dados gerados pelos próprios clientes da Ipsos, que têm, segundo Ana Claudia, “informações e conhecimentos espalhados dentro das empresas para serem compartilhados”.
A ideia, explica a executiva, é reunir em um ambiente só insights de vários lados que, juntos, transformam-se em “informações valiosas e de negócios”.

A plataforma já está disponível para todos os clientes da Ipsos, que é a desenvolvedora do conceito da plataforma. Já o desenvolvimento dos aspectos técnicos do serviço, como o back-end e a hospedagem em nuvem, estão a cargo das empresas de tecnologia Rocket Science e loop/recur, ambas de São Francisco, nos Estados Unidos, parceiras da Ipsos na iniciativa.