Itaipava admite erro em ação digital

Criticada por consumidores por causa dos comerciais com a personagem Verão, a Itaipava se pronunciou pela primeira vez após sofrer um contra-ataque dentro de seu próprio Twitter ao tentar confirmar o sucesso da campanha criada pela Y&R. No mês de maio, com a proximidade do inverno, a cerveja lançou um vídeo em que a bailarina Aline Riscado, intérprete da protagonista das últimas propagandas, solicitava aos fãs que pedissem sua permanência nos comerciais com a utilização da hashtag #FicaVerão. Ao contrário do planejado, os internautas aproveitaram a oportunidade para acusar a Itaipava principalmente de machismo e falta de criatividade nas campanhas publicitárias.

Perguntada sobre o fato, Eliana Cassandre, gerente de propaganda do Grupo Petrópolis, dono da cerveja, admitiu que houve um erro estratégico e falou de aprendizado. “Tentamos experimentar, mas realmente não foi o melhor formato. Estamos aprendendo com o erro”, disse ao propmark.

Também questionada sobre a acusação de machismo e exploração do corpo da mulher nos comerciais, a executiva acredita que é parte do público que não entende a proposta. “As peças trabalham com duplo sentido e humor. Não é essa a intenção. Sabemos que a mulher também consome cerveja”, defendeu Eliana sem se prolongar.

Contestada sobre a possibilidade das críticas que vem de mulheres e também de homens serem ouvidas pela marca, a gerente de propaganda adiantou que a próxima fase da campanha, que será iniciada apenas em dezembro com a chegada de mais um verão, vai dar mais protagonismo ao produto e menos para a personagem. No entanto, para alegria de uns e irritação de outros, Verão continuará aparecendo na comunicação da Itaipava também em 2016. “Sim, a Verão será mantida”, conta Eliana.

Último comercial da Itaipava: