Itaipava propõe "recriação do Brasil"
A Y&R assina a criação da nova campanha da Itaipava, que usa a interatividade e o bom humor para propor a reconstrução do Brasil, o “ReBrasil”. A ideia é reforçar que a cerveja 100% já existe e agora é hora de criar um país perfeito, baseado na opinião do consumidor.
No filme, dois amigos conversam em um quiosque na praia e comentam que, se pudessem, fariam tudo muito diferente. Nesse momento, tudo ao redor desaparece. Aos poucos, os dois vão propondo um novo Brasil, com porcentagens de floresta, mar, mulheres, amigos. Quando olham ao redor, percebem que está tudo igual a antes – e que só faltava a cerveja Itaipava para ficar 100%.
De acordo com Flávio Casarotti, diretor geral de criação da Y&R, o comercial e os demais movimentos da marca na mídia reforçam que o 100% é o ponto mais alto em que as coisas podem chegar. “Uma cerveja, uma pessoa ou até mesmo um país, quando é 100%, é muito melhor”. Casarotti ressaltou ainda que a campanha, de uma forma geral, ajuda a marca a se fortalecer nos mercados onde já tem uma boa presença e serve como cartão de visitas nos lugares em que a Itaipava ainda está chegando. Já Douglas Costa, diretor de mercado do Grupo Petrópolis, detentora da marca Itaipava, afirmou que a campanha dá continuidade ao processo de aproximar a marca do consumidor e de realçar, de forma divertida, a qualidade e os diferenciais da cerveja.
Além do comercial, que utiliza técnicas de animação 3D, a campanha conta com ações no meio digital, inclusive nas redes sociais. O aplicativo para Facebook, por exemplo, transporta o conceito de “ReBrasil” para a internet, permitindo que os visitantes criem o seu país 100% e o compartilhem com a sua rede de contatos. Em um mapa do Brasil, o app possibilita ao usuário determinar a porcentagem que gostaria de ver no país de elementos como praia, mulher, cerveja, dinheiro e futebol.
A criação da campanha é de Pedro Guerra e Kleyton Mourão, sob direção de Rui Branquinho, Flavio Casarotti, Rafael Merel, Marcelo Fedrizzi. A produtora é a Vetor Zero, com direção de cena de Mateus de Paula e Nando Cohen. A produtora de som é a Cream Studio. Segundo Conhen, “o maior desafio foi fazer um filme grandioso pelos efeitos especiais e, ao mesmo tempo, rico em humor”.