Itaú comemora um ano de Facebook
Em um ano você pode aprender a nadar, virar chef de cozinha, mudar de cidade, namorar, se casar, se divorciar, ter um filho, ser tio, fazer a viagem da sua vida. As possibilidades são muitas e, hoje, qualquer um que se aventure pelas redes sociais, sabe que pode ficar por dentro de todas essas situações da vida cotidiana de outra pessoa com muita facilidade. A rede encurtou as distâncias, favoreceu novas amizades e possibilitou o contato frequente com aquele amigo com quem você não conversava direito há muito tempo. Há um ano, quando inaugurou sua fanpage no Facebook, o Itaú entendeu essa conexão e apostou numa linguagem descontraída e moderna para dialogar e aproximar-se de seus internautas.
A iniciativa deu certo: o banco tornou-se a instituição financeira com mais fãs na rede, mais de três milhões. Para comemorar, reuniu algumas histórias desses milhares de clientes no vídeo “Do que é feito um ano?”, produzido pelo Estúdio MOL em parceria com a Damnworks, responsável pelo conteúdo institucional da marca. O projeto foi desenvolvido em stop motion, técnica que se utiliza da fotografia quadro a quadro, e exigiu três meses de trabalho.
O produtor executivo Galileo Giglio contou que a ideia era celebrar esse primeiro aniversário com emoção e leveza, reforçando o aspecto humano e usando a mesma linguagem coloquial que o Itaú utiliza em sua página na rede. “Sabendo que se tratava do Facebook, tínhamos certeza que uma proposta mais artística chamaria mais atenção, geraria mais vontade de compartilhar”, disse. O processo foi bastante minucioso: desenvolvimento do roteiro, desenhos e recortes, seguidos de quase 20 dias apenas para fotografia das peças, outros para edição.
“Do que é feito um ano?”, no entanto, é apenas um dos mais de 20 vídeos produzidos pelo estúdio para o banco. Na internet, as peças já acumulam cerca de 300 mil views. O projeto também inclui uma série de 12 filmes com os vps do banco, além de cinco vídeos gravados com funcionários e outros cinco com personalidades essenciais na construção da marca Itaú, entre eles Sergio Valente e Nizan Guanaes, o último ainda inédito.