Itaú é a marca mais valiosa de 2015
O Itaú é a marca mais valiosa do ano, de acordo com estudo da Interbrand, empresa de consultoria em branding. O valor do banco é de R$ 24,5 bilhões. Em segundo lugar, outro banco: o Bradesco (R$ 16,2 bilhões). Skol (R$ 13,5 bilhões), Brahma (R$ 10,2 bilhões) e Banco do Brasil (R$ 9,7 bilhões) completam a lista. O valor total das 25 marcas brasileiras mais valiosas cresceu: o portfólio, que valia R$ 101 bi no ano passado, passou a valer R$ 104 bi.
Campanha #issomudaomundo do Itaú
Doze das 25 marcas apresentaram uma variação positiva, no comparativo com o ano anterior. Delas, oito aparecem com variação positiva de dois dígitos em seus valores da marca, em comparação com 2014: a líder do ranking, Itaú, com 13%; a Skol, terceira colocada no ranking, com 17%; Cielo com 20%; Lojas Americanas com 21%; Renner com 22%; Ipiranga com 25%; Porto Seguro com 27% (a maior variação positiva); e Havaianas com 19%.
Bohemia e Localiza, respectivamente nas posições 24ª e 25ª passaram a integrar o grupo das 25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas.
As vencedoras deste ano têm uma característica comum: apostaram no relacionamento com o consumidor, time-to-market, fidelização e conquista da lealdade – atributos fundamentais em momentos de crise, quando os consumidores precisam ser mais seletivos na hora da compra.
A retração econômica e a queda no ritmo do consumo têm sido impedimento para o crescimento no valor de várias marcas. Onze das 25 do ranking perderam valor. Entre as marcas que mais perderam valor, a Petrobras apresentou o maior declínio, com redução de 39%. A Oi teve queda de 36% e a marca Casas Bahia recuou 32% em comparação com 2014.
“A turbulência do cenário político e os passos lentos da economia geraram desconfiança e incerteza nos brasileiros. Esse cenário teve impacto direto no desempenho de muitas marcas. Por outro lado, quem estabeleceu as melhores conexões com seu público alcançou bons resultados, provando que marcas fortes sofrem menos com as crises”, explica Daniella Bianchi, managing director da Interbrand.
Confiara abaixo a lista completa:
- Itaú
- Bradesco
- Skol
- Brahma
- Banco do Brasil
- Natura
- Petrobras
- Antarctica
- Vivo
- BTG Pactual
- Cielo
- Lojas Americanas
- Renner
- Ipiranga
- Casas Bahia
- Porto Seguro
- Extra
- Hering
- Caixa
- Havaianas
- Totvs
- Oi
- Rede
- Boehmia
- Localiza