Itaú emociona internautas em filme do "Leia para uma Criança"
“Dream until your dreams come true”
“Emocionante”, “Envolvente”, “Sensacional”, são apenas alguns adjetivos postados por internautas no vídeo da nova campanha do Itaú. O banco e a Fundação Itaú Social lançam esta semana a oitava edição do programa “Leia para uma Criança”, que incentiva a leitura para os pequenos. O programa seleciona livros infantis por meio de edital – as obras passam por uma curadoria de especialistas e as escolhidas são distribuídas gratuitamente.
Neste ano, a coleção tem edições exclusivas de “Quero Colo!”, de Stela Barbieri e Fernando Vilela, e “Pedro Vira Porco-Espinho”, de Janaína Tokitaka. Serão 1,8 milhão de kits, entregues para quem fizer o pedido por meio deste site. Os pedidos podem ser feitos por quem é cliente e também por quem não é cliente do Itaú. Também serão distribuídos 2 mil exemplares em braile e letra expandida, e outros 2 mil acessíveis para leitores com outras deficiências.
Desde a criação do programa os números são representativos: mais de 51 milhões de livros impressos já foram distribuídos – entre eles 12 mil em braile e com fonte expandida para pessoas com deficiência visual – e mais de 3 milhões de livros já foram enviados para bibliotecas públicas, organizações da sociedade civil e escolas.
“Desde a gestação, a leitura é um dos principais estímulos que se pode oferecer às crianças. A narrativa literária contribui para o desenvolvimento integral da criança, ajudando-a a lidar com sentimentos, emoções e a compreender o mundo que as rodeia. Ouvir histórias estimula a imaginação e a criatividade, e aumenta a habilidade de se comunicar. O Programa Leia para Uma Criança incentiva a leitura do adulto para a criança como forma de fortalecer esse hábito na família, ampliando o vínculo e a participação ativa na educação das novas gerações”, afirma Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social.
Campanha Multiplataforma
A campanha apresenta uma narrativa que reforça pelo segundo ano consecutivo que meninas e meninos podem inventar um futuro que ninguém imagina. O filme “Robô” ainda conta com uma trilha sonora composta por uma versão exclusiva de “Dream On”, um clássico da banda Aerosmith. A estreia aconteceu durante o Jornal Nacional na Rede Globo, no dia 9 de outubro. Em 2017, o filme “Astronauta” cantou uma história igualmente inspiradora (relembre abaixo).
“Ouvir histórias, principalmente na primeira infância, ajuda as crianças a explorarem melhor a criatividade e a imaginação, apresentando a elas um mundo de novas possibilidades. Este ano, mais uma vez, trazemos uma segunda camada narrativa, que retrata uma menina que foi empoderada a partir da leitura, rompendo barreiras e obstáculos para conquistar seu sonho de trabalhar em um universo de tecnologia e ciências”, explica Eduardo Tracanella, diretor de marketing institucional do Itaú Unibanco.
O novo filme conta a trajetória de uma menina que, a partir do momento em que é incentivada pelo pai a ler um livro com tema de robô, se encanta com a história e desenvolve diversos projetos sobre o tema, em várias fases de sua vida. De forma épica, isso se traduz em um momento importante de realização pessoal e profissional. Filmada em São Paulo, a peça tem produção da Saigon e direção de Vellas.
Para levar a história para a realidade, a campanha também terá o lançamento durante o mês de outubro de “A Biblioteca de Malala”, uma entrevista exclusiva gravada com a ativista paquistanesa Malala Yousafzai – laureada com o Prêmio Nobel da Paz – durante sua visita ao Brasil em julho deste ano. Com divulgação no ambiente digital, o conteúdo tem a jovem paquistanesa falando sobre a importância dos livros em sua vida.
“Estamos evoluindo o conceito criativo iniciado no ano passado. É sempre sobre dar consistência à mensagem do poder transformador da leitura na infância. Ler para uma criança muda a vida dela, faz ela realizar voos mais altos, chegar mais longe. E uma inspiração direta para a campanha de 2018 foi a história da Malala, que esteve no Brasil em julho em evento do Itaú. De certa forma, ela está em nosso filme representada na história da nossa protagonista. Na relação com o pai, inspirando a filha através da leitura. Nas barreiras que ela tem que superar, usando a educação como instrumento para seguir uma capaz de mudar não somente sua vida, mas o mundo inteiro”, afirma Rafael Urenha, CCO da DPZ&T. “Tudo isso ao som de Dream On, um clássico do Aerosmith. Curiosamente, Steven Tyler, o vocalista da banda, cantou a música na cerimônia do Prêmio Nobel da Paz que premiou a Malala em 2014”, conclui.
Este ano a estratégia da campanha foi definida com base em três objetivos principais: incentivo à leitura, ações de compartilhamento de livros e a divulgação dos livros digitais, como opção para quem não conseguir pedir os livros físicos.
A iniciativa do Leia para uma Criança integra uma das causas que o Itaú Unibanco apoia, a da Educação.
Confira:
Relembre o vídeo de 2017:
FICHA TÉCNICA – CAMPANHA DE ITAÚ CRIANÇA 2018
Cliente: Itaú Unibanco
Produto: Institucional
Campanha: Itaú Criança 2018
Data da Produção: setembro/2018
Título: Robô
Secundagem: 120, 60, 30” e 5”
Direção Geral de Criação: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Rafael Ziggy
Direção de Criação: Silvio Amorim
Criação: Rafael Urenha, Silvio Amorim, Bruno Landi, Giampietro Zanon, Raphael Lucone, Thomaz Dantas, Vinicius Curi, Yuri Goo, Kiko Ferreira
Atendimento: Daniel Jotta, Guilherme Bernardes, Danielle Bacha, Carolina Povala, Laine Santos, Bruna Lelis
Aprovação do Cliente: Eduardo Tracanella, Juliana Cury, Natalia Barreira, Monique Araujo
Planejamento: Fernando Diniz, Camilla Facin, Fernanda Felício, Renata Cardetas
Mídia: Paulo Ilha, Clara Corrales, Vivian Simões, Cibele Perandin, Yasmin Gonçalves, Gabriela Pereira, Vitor Maia, Vanessa Oliveira
RTV-C: Ducha Lopes, Pity Lieutaud, Adriana Marino, Guilherme Silva e Ana Ananias
Produtora de Som: Satélite Áudio
Produção e Finalização: Equipe Satélite Áudio
Atendimento Produtora de Som: Fernanda Costa e Juliana Costa
Produtora de Imagem: Saigon
Direção de Cena: Vellas
Produção Executiva: Marcelo Altschuler
Coordenação de Produção: Carol Pessini
Atendimento: Fernanda Gomes, Jin Park, Tais Sanches
Coordenação de Finalização: Virgini Fares
Finalizador: Fábio Abreu
Direção de Fotografia: Juliano Lopes
Direção de Arte: Marcelo Reginato
Montagem: Rami D’aguiar
Pós-Produção: Nash
Cor: Bleach
Produção Gráfica: Marcos Moura e Durval Brum
ArtBuyer: Marcos Moura e Andrea Soeiro
Ilustração: PlatinumFMD
Tratamento de Imagem: PlatinumFMD
Produção Digital: Marcos Moura e Leonardo Grana
Projetos: Marcos Yamamura e Michele Almeida