Itaú Seguros se apoia no conceito de "proteção"
O setor de seguros do Itaú Unibanco apresentou, na tarde desta terça-feira (25), em São Paulo, as estratégias que servirão de guia a todas as ações do ano na área. Em nova e abrangente campanha criada pela DM9DDB, o banco dirige-se a seus clientes e potenciais consumidores de maneira emotiva, fazendo-os questionar se realmente protegem da melhor maneira aquilo que lhes é verdadeiramente importante.
O conceito “Proteja o que realmente importa para você” permeia todas as peças do projeto, que estreia nesta quarta-feira (26) em âmbito nacional (assista aqui ao comercial). “Seguro ainda é um produto de bem pouca penetração no país. Agora que boa parte da população conseguiu de fato acumular valores, há um campo grande a ser explorado. Queremos fazer com que o seguro se torne mais presente na vida dos clientes”, diz Fernando Teles, diretor da área de seguros da companhia.
O vídeo “Mais importante”, produção de 30 segundos da Delicatessen Filmes, dá a largada na campanha. Em cena, o roteiro reúne pais e mães em atividades do dia a dia junto a seus filhos, buscando chamar a atenção do telespectador pelo lado emocional. O plano ainda inclui mídia impressa, em versões de página dupla e menores, para publicações segmentadas; spots de rádio, com mensagens focadas em grupos específicos, como viajantes; mídia exterior, nos relógios urbanos, e indoor, em parceria com a Elemidia; merchandising em PDV; e ações diversas no meio online, um dos principais pilares do novo posicionamento. “Revitalizamos nossa página na internet tendo como objetivo primordial a informação. O conteúdo está bastante explicativo, facilitando a compreensão do ‘segurês’, aquele conjunto de palavras típico do setor, que acaba confundindo os consumidores”, conta Alexandre Ayres, superintendente de marketing de negócios.
Números atuais pontuaram todo o desenvolvimento do trabalho. Entre eles, estimativas que apontam que menos de 10% da população brasileira possui seguro de vida, ou que uma parcela mínima dos mais de oito milhões que viajam ao exterior anualmente contrata seguro viagem. Segundo Teles, dos clientes Itaú, entre 20% e 25% possuem algum tipo de seguro, mas a dispersão é grande. “Por conta de fatores diversos, não determinamos metas específicas para esta campanha. O que buscamos é a proximidade com o público. Muita gente contrata o serviço, mas acaba cancelando, geralmente porque não entendeu muito bem a função daquilo. E cada cliente que cancela um produto é uma derrota para nós”, afirma.
O investimento destinado à nova plataforma de comunicação não foi revelado, mas os executivos adiantam que o valor é superior ao do mesmo período em 2013. As novas peças seguem em mídia massiva até 19 de março, mas ações apoiadas no conceito serão trabalhadas durante todo o ano. No processo, a internet terá papel fundamental. É na rede que a companhia também lança, no próximo mês, a Loja Itaú de Seguros. Mais informações a respeito serão divulgadas em breve.
Lado a lado
Na função de se tornar cada vez mais próximo destes clientes já conquistados e dos potenciais, o Itaú tem investido também em ações pontuais e em campanhas destinadas a locais de lazer. Em dezembro do ano passado, a empresa firmou uma parceria com a Cruz Vermelha. O projeto, que vai até março, viabilizou a atuação de socorristas voluntários e já distribuiu mais de 100 mil pulseiras de identificação para crianças em praias do Rio de Janeiro. Em Salvador, plano semelhante foi executado, desta vez junto à prefeitura da cidade.
Já nos cinemas da rede, desde o final de janeiro, uma vinheta, também criada pela DM9DDB, lembra aos frequentadores que as salas estão protegidas pelos Seguros Itaú. A produção resgata Charles Chaplin e o cinema mudo e associa imagens em preto e branco a dicas de segurança. O vídeo de 60 segundos é veiculado nas 54 salas Espaço Itaú de Cinema, localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Curitiba e Brasília.