Itaú Unibanco lança a marca Hiper

 

O Itaú Unibanco anunciou nesta quarta-feira (2) que será o primeiro emissor da mais nova bandeira de cartão de crédito do país: a Hiper, cujo cartão será emitido pela Itaucard e terá acesso, inicialmente, a mais de um milhão de estabelecimentos do mercado nacional credenciados pela Redecard. A ideia da criação da marca partiu da experiência já bem sucedida que a instituição financeira mantém com a Hipercard, maior bandeira brasileira de cartões e fruto de uma parceria com o Walmart.

Apesar dos nomes parecidos e da ligação com o Itaú, tratam-se de duas marcas absolutamente independentes. O banco também está em conversação com outras instituições no intuito de ampliar a distribuição da nova bandeira. Se levar em conta só a base de clientes do Itaú Unibanco, o cartão nasce com um potencial de 40 milhões de clientes. Porém, o produto também pode ser adquirido por quem não é correntista do grupo.

Segundo Milton Maluhy, diretor-executivo da área de cartões do Itaú Unibanco, o grande diferencial do produto são os benefícios imediatos que ele oferece aos consumidores. “Todo portador terá 120% do valor da anuidade convertido em bônus para celular, pré e pós-pago, de todas as operadoras. A taxa será de R$ 10 por mês, que irá gerar R$ 12 mensais em crédito para o telefone móvel”, diz. “Também iremos estender os benefícios já gerados pelo Itaucard, como 50% de desconto na compra de ingressos para o cinema, teatro e jogos de futebol”, completa.

O executivo explica que apesar de ser um cartão para utilização apenas no território brasileiro, ele não é destinado somente às classes mais baixas. “Temos espaço nesse segmento, que representa apenas 20% do total da base de cartões do país. E queremos também, com ele, atingir todas as classes sociais. Até porque o comportamento do usuário de cartão de crédito no Brasil é muito parecido com o americano – ele aceita ter ‘vários plásticos’ em sua carteira”, ressalta.

Campanha

Diretor-executivo de marketing da instituição, Fernando Chacon diz que o Hiper nasce como um produto muito democrático. “É um cartão que oferece ao seu clientes benefícios claros e tangíveis, com grande aceitação nacional e a força do Itaú por trás. O nome curto e a cor laranja de seu logo também mostram elementos modernos e alegres”, acredita, falando do posicionamento da nova bandeira, que teve criação da agência Ana Couto Branding em conjunto com o marketing da instituição.

Já a campanha publicitária de lançamento, elaborada pela DPZ, conta com um filme para TV aberta , spot de rádio, mídia out of home, internet e redes sociais, além de anúncios de mídia impressa nacional e regionais para cidades como, Recife, Porto Alegre, Salvador, Maceió e Fortaleza.

O filme, de 30 segundos, traz Luciano Huck – que já é garoto-propaganda da Itaucard – como um gigante, caminhando por pontos históricos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. No final, o apresentador global diz que o Hiper é um cartão brasileiro “feito para quem tem conta no Itaú, feito para quem não tem e feito para o Brasil”.

Em 2013, a previsão é que o mercado de cartões movimente no país cerca de R$ 850 bilhões, sendo valores superiores a R$ 555 bilhões para crédito e R$ 290 bilhões para débito. O montante é cerca de 18,5% superior ao de 2012, com crescimento de 19,2% para os cartões de débito e 16% para as operações de crédito.