IVC apresenta auditoria na web em Curitiba
Uma avaliação sobre as vantagens e os benefícios que a mais nova área auditada pelo IVC (Instituto Verificador de Circulação) – a web – pode trazer aos anunciantes foi o tema da palestra do gerente do IVC, João Torres, durante o “1º Café com Pixel”, semana passada, em Curitiba. “A palestra foi uma oportunidade excepcional para apresentar a auditoria web do IVC em um mercado regional expressivo. Os profissionais de mídia da região puderam conhecer em detalhes o processo de auditoria e suas métricas, bem como as vantagens e benefícios gerados para a relação entre veículos, agências e anunciantes”, comentou Torres.
O encontro também foi importante, segundo o executivo, em função do grande potencial que o novo serviço possui justamente para veículos regionais e canais especializados. “Essa informação fragmentada, que é de extrema importância para agências e anunciantes, não era disponível no Brasil e creio que o evento foi importante para ressaltar este aspecto. Outro destaque foi a percepção de que o mercado da região está buscando melhorar e potencializar as atividades no mundo online”, disse.
O potencial do meio digital foi comprovado através dos números. Na comparação entre o primeiro semestre de 2009 e o mesmo período do ano passado, a internet teve crescimento de 22% e detém 4% da fatia do bolo publicitário. Além disso, é o meio que mais tem perspectiva de evolução, tanto em penetração de mídia quanto em investimentos.
“Uma das maiores razões para a evolução da web como mídia é justamente a eficiência, pois a internet fala diretamente com o público e, diferentemente de outros meios, permite a interação, pois o público pode participar ou se manifestar com velocidade inigualável. Antes da internet, o público era receptor da informação e, com ela, ele não só participa, como detém o controle para acessar a informação ou o entretenimento na hora que deseja”, explicou Torres.
Assim como a própria internet, o serviço está em contínua evolução. “Antes do lançamento, tivemos um piloto, que foi fundamental para estabelecimento dos parâmetros necessários. Nesse ponto, foi essencial a participação dos primeiros websites filiados, apostando no serviço desde o início. Além disso, cada novo site filiado é visto como um desafio, pois proporciona a oportunidade de aprendizado, considerando que cada empresa tem particularidades em sua estrutura de TI”, comenta.
De acordo com Torres, o conhecimento gerado nos processos diários é compartilhado com todos os filiados ao IVC. Desta forma, as boas práticas com relação a ferramentas e tecnologias são disseminadas e os resultados são excepcionais. A partir do próximo mês, o IVC vai divulgar os resultados da auditoria do primeiro portal filiado. “Este será um passo definitivo no serviço de auditoria que disponibilizamos ao mercado”, adianta..
Na opinião de Torres, para os filiados, a auditoria é como um selo de garantia e confirma o compromisso do veículo com a transparência dos dados de audiência, dando mais segurança na relação com agências e anunciantes.
A organização do evento foi do site Paraná Online. Além do IVC, participaram palestrantes da McCann Erickson, CCZ e Abap-PR.
por Ana Paula Jung