J&J transforma características do feto em melodia
E se os batimentos do coração e as medidas captadas do bebê na ultrassonografia da gestante se transformassem em música? Essa foi a homenagem feita por Johnson’s baby, marca da Johnson & Johnson especialista em cuidados com a pele e o cabelo do bebê, para o Dia das Mães. Criado pela DM9DDB, o filme “Sinfonia da Vida” será veiculada uma única vez no intervalo do “Fantástico”, neste domingo (11) de Dia das Mães. Porém, seu alto impacto emocional cativou a equipe global da Johnson, que o transformará em uma campanha mundial.
O trabalho se iniciou com três gestantes com oito meses de gravidez que, sem saber do projeto, foram levadas ao hospital para a ultrassonografia. Com os exames prontos, foi a vez do físico e matemático Paulo Bedaque, professor da USP (Universidade de São Paulo), que criou um programa exclusivo para a campanha, transformar as medidas e batimentos cardíacos dos bebês em notas musicais. Do peso do feto ao diâmetro de orelha a orelha, tudo foi considerado e virou uma nota única. “Isso é fruto de muitas tentativas de modo a obter notas que tivessem futuro depois que a gente jogasse na mão de um músico”, explicou Bedaque, no vídeo.
Feita a base das melodias, o maestro Jarbas Agnelli, da Ad Studio, foi o responsável de compor as melodias. “O desafio foi pegar as sete frequências, ou seja, as sete notas, sem alterar nenhuma delas e chegar a uma melodia agradável aos ouvidos. E daí em cima disso construir uma harmonia, um arranjo”, afirmou Agnelli. No total, 140 partituras foram escritas.
Com o trabalho pronto, uma sinfonia de 30 músicos e um coral de 10 cantores começou a ensaiar a música de cada mãe e seu bebê. As futuras mães e seus maridos foram reunidos em um teatro. No cenário, um telão com a imagem “A Sinfonia da Vida” deu início a um vídeo que mostrava as mães no ultrassom e depois o matemático e o maestro transformando todos os sons uterinos na sinfonia da vida. Na sequência, as cortinas se abriram , e a orquestra executou a melodia de cada bebê. “Eu não tenho palavras do que foi isso de abrir as cortinas e ver que tinha uma orquestra tocando o meu filho”, disse uma das mães, emocionada. “É uma ação encantadora e traz para a mãe uma emoção única”, afirmou Fernando Guerra, diretor de marketing da marca.
Leo Macias, em seu primeiro trabalho após sua chegada na DM9, em fevereiro, junto com Zico Farina, comandaram a criação do trabalho, que ainda teve a participação dos criativos Samyr Souen e Ricardo Salgado. “Johnson & Johnson é uma conta que tem em seu DNA a emoção. E a gente percebeu a oportunidade de, no Dia das Mães, sair daquela situação tradicional entre mãe e filho. E retratar o antes do bebê acontecer”, explica Macias. “E fico muito feliz que o trabalho, antes mesmo de estrear, já foi reconhecido pela J&J e se tornará global”.
“Não faz muito tempo que criamos o conceito ‘Quando nasce um bebê, a vida renasce’. Agora, demos outro significado para isto, traduzindo em melodia”, completa Farina, revelando uma curiosidade. “Uma das mães selecionadas para o projeto acabou tendo o bebê nas vésperas da filmagem do ultrassom. Tivemos que substituí-la de última hora”.
https://www.youtube.com/watch?v=XkDfICCncwQ