Jequiti cria "maquiagem placebo" para falar sobre autoestima

A crise no mercado de trabalho e o crescente desemprego motivaram a Jequiti e a agência BETC/Havas a criarem a campanha Maquiagem Invisível, na semana em que foi celebrado o Dia do Trabalho. A intenção foi, de uma maneira inusitada, fortalecer a autoconfiança de mulheres durante as entrevistas de emprego, valendo-se de um efeito “placebo”. Sem que percebessem, elas foram para o teste acreditando terem sido maquiadas, mas de cara lavada. O resultado foi que, mesmo sem maquiagem, todas participaram dos processos com mais confiança. 

Tamires Oliveira (25) e Letícia Franco (22), as protagonistas do filme, são mulheres que declaram usar maquiagem todos os dias, até mesmo para ocasiões básicas, como ir ao supermercado. Inclusive, compartilham que se sentem mais confiantes dessa maneira. Ambas buscam recolocação no mercado de marketing, há nove e seis meses, respectivamente. Com ajuda da recrutadora Talenses, elas tinham entrevistas de emprego marcadas na agenda, mas demonstravam insegurança para o compromisso. Por isso, foram convidadas por Jequiti e BETC/Havas a participarem de uma sessão completa de maquiagem, com uma única condição:  a de não se olharem no espelho.

https://youtube.com/watch?v=glqKPF2KmeY

“Muitas mulheres usam a maquiagem como uma ferramenta para se fortalecer. Mas, quando uma mulher se sente bonita, segura, poderosa e confiante, ela enxerga que só precisa de si mesma para vencer um obstáculo”, disse Monica Gregori, Diretora de Marketing da Jequiti.

Camila Nakagawa, diretora de comunicação da BETC/Havas, explica que a intenção do filme era mostrar que, na realidade, as mulheres já possuem tudo o que precisam para se tornarem confiantes.

“A maquiagem se torna apenas um gatilho para ativar a força feminina, como um elemento extra nessa história. Tudo o que uma mulher precisa ela já tem. É essa mensagem que queremos deixar com a campanha”, comenta.