João Francisco Hack avalia que o cenário do design está no melhor momento

Fundador da John & Hackmann Co acredita que o mercado ainda tenha margem para crescer

João Francisco Hack, fundador da John & Hackmann Co, é o que se pode chamar de "artesão do design". Com mais de 15 anos de experiência, tem se destacado no mercado brasileiro e internacional, transformando marcas e produtos com uma abordagem inovadora.

O gaúcho de 42 anos é conhecido por suas ilustrações à mão livre e a habilidade de integrar essas criações com técnicas digitais modernas. "Desde novinho, percebi um talento em mim. Sempre amei desenhar e sempre fui autodidata com relação a desenho e arte. Era um pouco fora da curva para uma criança da minha idade", diz João.

A paixão pelo desenho e pela arte o levou a estudar design de produto e design gráfico na UniRitter, em Porto Alegre, seguido por uma pós-graduação em branding e gestão de marcas na Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. Após trabalhar como ilustrador e passar por diversas agências no Brasil, fundou em 2010 a Industria HED, agência que rapidamente se tornou uma referência em Porto Alegre.

Mas foi em 2014, após vender sua parte na sociedade anterior, que deu um passo ousado e fundou a John & Hackmann Co. "Eu queria tornar real tudo que eu acreditava, que eu gostava, tudo que eu vi que era muito forte fora do Brasil, que era o design raiz, o design de fato. Design significa projeto, não significa desenho. Então a minha essência vem da própria essência do design", afirma Hack.

A John & Hackmann Co. nasceu com a missão de resgatar a essência do design. "Eu gosto do processo artesanal, sempre gostei disso. Quando eu ia desenvolver algo para a J&H, eu costumava deixar uma câmera filmando, documentando o processo.  E acho que isso que gerou muito valor para nós, que chamou muita atenção, pela genuinidade dos projetos", explica João.

O método de documentar cada etapa dos projetos, desde os esboços iniciais até o produto final, conferiu uma autenticidade única ao seu trabalho, atraindo clientes e parceiros internacionais, como um estúdio de Londres, com quem colaborou em um projeto para a Vodka Absolut.

Entre outros projetos de destaque da John & Hackmann Co, João destaca o reposicionamento de marca e redesign da embalagem do chocolate Napolitano, da Neugebauer. "Foi nosso primeiro projeto para a Neugebauer, fizemos com intuito de mostrar o valor do nosso trabalho para eles e a partir daí conquistá-los. Esse projeto aumentou mais de 40% o volume de vendas do Napolitano. De fato, revolucionamos e inovamos o produto. E isso nos garantiu o ouro no Prêmio ABRE (Associação Brasileira de Embalagem) e bronze em outra.  Por conta desse sucesso, acabamos fechando outros 10 negócios com a Neugebauer, sempre com o intuito de inovar. E em cada um deles, conseguimos agregar um valor absurdo para os produtos deles", comemora o designer.

João avalia que o cenário do design gráfico, design de embalagens e branding está no melhor momento, que ainda existe margem para crescer e que também pode se tornar uma das profissões mais promissoras e conectadas ao futuro. "O design faz empresas faturarem mais, produtos venderem mais. Uma narrativa verbal, uma estratégia e um posicionamento muito bem feito, mas sem design, não consegue ter força e efetividade. O design é a tangibilidade, é a projeção de uma estratégia, de um posicionamento", finaliza João.