John Hegarty receberá o primeiro Lion of St. Mark

Sir John Hegarty, diretor global de criação e um dos fundadores da rede BBH (Bartle Bogle Hegarty), será homenageado durante o Cannes Lions 2011 com o recém-criado Lion of St. Mark (ou Leão de São Marcos). O troféu, que revela a origem do Leão entregue aos vencedores do festival – inspirado na estátua do leão presente na Praça de São Marcos, em Veneza – cidade sede do primeiro evento, em 1954 –, será outorgado, a partir desta edição, para destacar a contribuição contínua e excelência de determinados profissionais à criatividade em comunicação.

Hegarty começou sua carreira como diretor de arte júnior na londrina Benton and Bowles, em 1965. Dois anos depois, juntou-se à consultoria Cramer Saatchi – que se tornou a Saatchi & Saatchi em 1970, com o executivo como acionista e fundador. Deixou a empresa em 1973 para ser co-fundador da TBWA Londres, onde atuava como diretor de criação. Em 1982, criou a BBH juntamente com John Bartle e Nigel Bogle. Em 2007, já com uma extensa coleção prêmios no mercado, foi condecorado como Sir pela rainha da Inglaterra em reconhecimento por seus serviços às indústrias da publicidade e da criatividade.

“O comprometimento de Sir John, uma mente brilhante e persistente ao correr riscos e ultrapassar barreiras, revolucionou e mudou a cara da publicidade. Seu trabalho pioneiro é admirado no mundo todo e influenciou e inspirou milhares de pessoas. É uma grande honra outorgar o primeiro prêmio Lion of St. Mark a Sir John por sua destacada contribuição para a criatividade na comunicação”, comentou Terry Savage, presidente do Cannes Lions. “Isto é, sem dúvida, uma grande honra. O prêmio existe para nos lembrar a todos que a criatividade é o que impulsiona nosso negócio e, é claro, o que leva a marcas de sucesso,” comentou Sir John Hegarty.

O primeiro Lion of St. Mark será entregue a Hegarty durante a cerimônia de premiação das áreas de Film, Film Craft, Creative Effectiveness e Titanium & Integrated Lions, marcada para o último dia do Cannes Lions 2011 – 25 de junho. No dia anterior, o executivo se reúne com Bogle para apresentar um seminário da BBH.