Johnson & Johnson cresce no ano e planeja lançamentos

José Cirilo, diretor de Marketing da Johnson & Johnson

Após pouco mais de um ano na direção de marketing da Johnson & Johnson, José Cirilo, ex P&G que assumiu o novo desafio em agosto do ano passado, está satisfeito. Mesmo diante de um ano economicamente desafiador, a empresa conseguiu crescer mais que em 2014. Embora não abra números de faturamento, o executivo assegura o crescimento e a liderança de mercado para algumas marcas do portfólio, como Listerine e Johnson’s Baby, que se manteve no topo mesmo com a chegada ao mercado de novos concorrentes, como a linha Baby Dove, lançada em dezembro passado. Para 2016, lançamentos e big ideas, aquelas que são exportadas para outros países, devem marcar o primeiro semestre da J&J.

Para seguir em ascensão, Cirilo se apoia em cinco pilares, os quais chama de “inovação, novo marketing, produtividade, desenvolvimento de talentos e nova forma de vender”. Em relação ao novo marketing, a estratégia do executivo é bastante direcionada para a inovação, por meio do uso do meio digital e ações de PR. “Tudo que a gente faz é para gerar conteúdo. Sempre quis e sempre vou querer ganhar um (leão em) Cannes, mas eu gosto de fazer marketing que o consumidor vai falar”, disse o executivo durante encontro com jornalistas em São Paulo. “Procuramos trazer o digital de uma forma mais estratégica na forma como comunicamos com o consumidor. Porque o digital não é só eficiência, mas ele também te ajuda a falar no seu target específico. A gente teve claro o papel de cada veículo na comunicação por marca este ano. Em baby, por exemplo, a gente sabia que precisava muito de TV para falar com muita gente”, exemplificou.

Apesar do uso acelerado das plataformas digitais, como YouTube, bastante citado no encontro, Cirilo defende a integração entre os meios e mantém em seu plano a presença de meios impressos, além da televisão. “Não acredito que o impresso vá morrer, apesar de ser um grande fã de digital”, comentou o executivo. Segundo ele, este ano o investimento em digital foi o mesmo do ano passado, quando houve aumento nesta área por conta da Copa do Mundo.  

O executivo citou a campanha feita com Neutrogena, linha feminina de cuidados para a pele, como exemplo de ação no meio impresso. Em julho, a DM9DDB criou para a marca uma capa na revista Caras que trazia a atriz Giovanna Ewbank maquiada e uma amostra de lenço removedor de maquiagem da Neutrogena para que o consumidor pudesse testar na garota-propaganda e, assim, vê-la de cara limpa.

Por falar em agência, Cirilo garante no próximo ano a continuidade da DM9 e da J. Walter Thompson atendendo às marcas de J&J, além de AG2 Nurun e Sunset exclusivamente na área digital.

O mercado brasileiro é o segundo mais importante para a Johnson & Johnson, que está presente no país há mais de 80 anos. A principal área para a companhia é a de Consumer Care, que representa 80% do total – a empresa ainda tem a área farmacêutica e medical.