Jony Ive deixa a Apple após 30 anos
A Apple anunciou que Jony Ive, diretor de design, deixará a companhia como funcionário ainda este ano para formar uma empresa de design independente que terá a própria Apple entre seus principais clientes.
Em comunicado, Tim Cook, CEO da empresa, enalteceu a figura do designer citando seus trabalhos inovadores com o iMac de 1998 e o iPhone. “A Apple continuará a se beneficiar dos talentos de Jony, trabalhando diretamente com ele em projetos exclusivos, e através do trabalho contínuo da brilhante e apaixonada equipe de design que ele construiu. Depois de tantos anos trabalhando juntos, estou feliz que nosso relacionamento continua a evoluir”, disse o executivo.
Os líderes do setor serão Evans Hankey, VP de design industrial e Alan Dye, VP de design de interface humano. Ambos se reportarão a Jeff Williams, chief operating officer da Apple.
“Depois de quase 30 anos e inúmeros projetos, estou muito orgulhoso do trabalho duradouro que fizemos para criar uma equipe de design, processo e cultura na Apple que é sem igual”, disse Ive. “A equipe certamente irá prosperar sob a excelente liderança de Evans, Alan e Jeff, que estão entre os meus colaboradores mais próximos. Tenho a maior confiança em meus colegas de design da Apple, que continuam sendo meus amigos mais íntimos, e estou ansioso para trabalhar com eles por muitos anos.”
Trata-se de mais uma mudança entre as lideranças da empresa da maçã que, também esta semana, anunciou a promoção de Sabih Khan como VP sênior de operações, além do vazamento da informação de que o criativo Nick Law irá chegar à empresa em setembro.