Jornais brasileiros se unem para vender publicidade online

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Lindenberg: “Esse modelo permite aos anunciantes comprar mídia local com escala”

A Digital Premium, projeto lançado no começo deste ano, que reúne o inventário de grandes publishers de mídia do país, vai comercializar publicidade online por meio da plataforma programática DoubleClick, do Google. 

“Esse modelo permite aos anunciantes comprar mídia local com escala, usando plataformas programáticas, beneficiando dezenas de sites regionais e garantindo a distribuição de demanda para os veículos”, diz Café Lindenberg, VP da ANJ (Associação Nacional de Jornais) e CEO da Rede Gazeta, um dos veículos da aliança.

Os 12 veículos que fazem parte do projeto somam uma audiência superior a 30 milhões de usuários únicos e um inventário de mais de 4 bilhões de impressões mensais. Além da Rede Gazeta (ES), fazem parte do projeto Estadão (SP), Folha de S.Paulo (SP), Infoglobo (RJ), Grupo Jaime Câmara (GO e TO), Diários Associados (Estado de Minas/MG e Correio Braziliense/DF), Gazeta do Povo (PR), Tribuna de Santos (SP), O Povo (CE), Jornal do Commercio (PE), Correio 24h (BA) e O Povo (CE).

Com a Digital Premium, os grupos de comunicação conseguem vender o inventário premium de dezenas de sites por meio de rede comum. A plataforma também permite que a publicidade seja veiculada simultaneamente em diferentes páginas de vários publishers, otimizando o trabalho. A compra é feita em tempo real por agências e anunciantes.

“A venda colegiada é um modelo de negócio complementar para os publishers que não altera o esforço de venda direta que cada veículo já adota em sua estratégia comercial. Uma parceria semelhante nos Estados Unidos gerou crescimento de 30% na receita programática”, conta Sérgio Maria, diretor de parcerias com editoras para a América Latina do Google.