Jornal O Globo realiza seu Rio Gastronomia
Pelo quinto ano consecutivo, o jornal O Globo realiza um de seus eventos mais relevantes, o Rio Gastronomia, que movimenta a cidade durante todo o mês de agosto em mais de 400 restaurantes e inclui eventos especiais entre 20 e 23 e de 27 a 30 de agosto, no Jockey Club na Gávea. São esperadas mais de 50 mil pessoas para as ativações preparadas pelos patrocinadores.
Além de ser a maior edição do Rio Gastronomia em público e área (ocupará 6.800 m2 do Jockey, enquanto em 2014 o espaço ocupado era de 4.000 m2), o evento deste ano também conta com o maior número de patrocinadores. A quantidade de restaurantes parceiros, que participam do Roteiro Gastronômico, também aumentou sensivelmente: são agora mais de 400 estabelecimentos participantes, quando foram 350 no ano passado. O Rio Gastronomia tem este ano apresentação da RioTur, patrocínio master da CEG, Sebrae, Santander e Friboi, patrocínio de Fashion Mall, Azeite Gallo e Nextel. O evento tem também o apoio de Senac, Knorr, Air France, Deli Delícia, cervejaria Moa e Volkswagen Caminhões e Ônibus e parceria com o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio (SindRio). O festival conta ainda com ações especiais da Nespresso, Philadelphia e Nestlé Gelato.
Este ano, a Riotur terá um food truck todos os dias do evento com tradicionais “comidas de rua carioca”. Aos sábados e domingos, a ativação será acompanhada de um grupo musical. O Santander terá um lounge onde os clientes Santander Select receberão um voucher com um presente no evento. O Sebrae RJ (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) realizará aula no auditório principal do Jockey, no dia 23 às 13h30, com o tema “Como abrir o seu food truck e torná-lo competitivo?”. No Espaço Sebrae, que terá 24m², haverá apresentações sobre o roteiro temático da gastronomia no Rio de Janeiro nos 450 anos da cidade, além de degustação de cachaça e café.
Já a Friboi, além de promover uma aula com o chef Guga Rocha no auditório principal (“Do moquém ao termocirculador”), convidou três food trucks de São Paulo para participarem do evento no Rio. A marca do Grupo JBS também reservou um espaço de aproximadamente 30 m² para aulas no formato “hands-on” com o chef Arthur Sauer, vencedor da primeira temporada do reality ‘Cozinha Sob Pressão’, do SBT. Algumas ações acontecerão fora do Jockey. No shopping Fashion Mall, em São Conrado, serão promovidas aulas nas datas em que não há programação nos auditórios do Jockey (dias 24, 25 e 26 de agosto). O shopping também terá espaço específico no Jockey para os participantes do programa de fidelidade Fashion Prime.
O azeite Gallo será novamente o azeite oficial do Rio Gastronomia e, para anunciar a ação, criou um filme que homenageia tradicionais estabelecimentos cariocas – como a confeitaria Colombo, o bar Jobi e a casa de show Rio Scenarium. Assista:
Em seu espaço no evento, a Gallo promoverá degustações de azeites e azeitonas, e também haverá dois workshops por dia com o chef Marcelo Scofano, além de palestra da marca no auditório principal.
A operadora de telefonia móvel Nextel disponibilizará totens para carregar o celular em pontos diversos do Jockey.
As empresas apoiadoras do evento também terão suas ações de ativação. O Senac montará um espaço de 140 m² em que serão oferecidas aulas ao longo do evento. A Knorr, marca da Unilever, promoverá uma aula no auditório principal com a chef Natália Santos e também terá um espaço para apresentar o produto Meu Assado. A Deli Delícia, que terá duas lojas no evento, promoverá ainda a palestra “A arquitetura do sanduíche: o que combina com o quê?”, com o chef Daniel Lameirão.
A cervejaria Moa, original da Nova Zelândia e que está chegando ao Brasil, levará ao auditório principal o beer sommelier José Honorato e os chefs Shaun Dowling e Emiliana Azambuja para falar sobre “Moaotearoa: cerveja e gastronomia unindo Nova Zelândia e Brasil através dos sabores”. A Volkswagen Ônibus e Caminhões instalará um caminhão cenográfico da marca na entrada da Feira de Sabores com uma vitrine de todos os produtos que estarão sendo vendidos na ação.
Entre as marcas que realizarão ações especiais de relacionamento estão a Philadelphia, que levará ao local um food truck de cheesecakes e oferecerá pequenos workshops no espaço; a Nespresso, que servirá café aos convidados do Prêmio Rio Show de Gastronomia; e a Nestlé Gelato, que instalará no Jockey um espaço para venda de sorvetes.
A programação completa está disponível na página oficial do evento: www.riogastronomia.com.br.
Essa noite (20), será realizada 13ª edição do tradicional Prêmio Rio Show de Gastronomia, no Jockey Club da Gávea, marcando a abertura do Circuito Rio Gastronomia. O evento contará com a participação de chefs, gourmets e donos de restaurantes de toda a cidade e homenageará os melhores restaurantes, bares, lanchonetes, chefs e tudo o que envolve o mundo da gastronomia. Este ano, a cerimônia de entrega do prêmio será apresentada pela jornalista Ana Paula Araújo, apresentadora da TV Globo, e também conta com a participação de Luciana Froés, crítica de gastronomia do Globo. Serão 32 categorias, divididas em dois grupos, cada um com 10 jurados, entre jornalistas, músicos, artistas e gourmets. Além das categorias tradicionais, há também um prêmio especial, concedido a pessoas ou associações que se destacaram durante o ano e escolhido pela equipe de jornalistas da revista Rio Show, do jornal O Globo. A premiação será apenas para convidados.