Jornalistas fazem rodízio na TV para poupar veteranos acima de 60 anos
A programação jornalística na TV não está apenas mais ampla, mas também com mudanças envolvendo os profissionais veteranos. O motivo, no entanto, é positivo. Desde segunda-feira (23), âncoras e repórteres acima dos 60 anos adotaram o home office, sendo substituídos por outros colegas.
A medida tomada por emissoras como Band, Globo, GloboNews e CNN serve como proteção desses profissionais que estão no grupo de risco em relação ao contágio do novo coronavírus.
Dessa maneira, profissionais como Galvão Bueno, Leilane Neubarth, Chico Pinheiro, William Waak, Carlos Tramontina, José Luiz Datena, entre outros, adotaram a quarentena por segurança.
Na Band, mais de 200 profissionais da emissora estão atuando de forma remota, bem como aqueles com mais de 60 anos. Entre eles, José Luiz Datena, que apresentou o Brasil Urgente desta segunda-feira de sua casa. Vizinho dos estúdios da Band, no Morumbi, o jornalista, no entanto, acabou furando a quarentena após problemas na transmissão de sua casa. A expectativa é que a partir desta terça-feira (24) a parte técnica esteja resolvida não apenas para Datena, mas também para Kátia Fonseca e Silvia Poppovic.
As novas determinações trouxeram outro formato e abordagem para alguns dos principais jornalísticos da TV. Desde a última quinta-feira (19), por exemplo, o âncora William Waack (67) faz suas participações diárias no Jornal da CNN direto de um estúdio montado em sua residência. Pelas próximas semanas, Daniel Adjuto, da CNN Brasília, ocupará o lugar de Waack na bancada oficial. Em nota, a CNN divulgou que a medida de home office é estendida também a gestantes.
Na Globo, profissionais de 60 anos ou mais, grávidas e profissionais com doenças pré-existentes que os coloquem em grupo de risco estão trabalhando compulsoriamente de casa. Todos os que apresentam sintomas leves de gripe e resfriados também são mandados para home office enquanto perdurarem os sintomas
Na GloboNews, por exemplo, César Tralli substitui Leilane Neubarth no jornal Edição das 18h, enquanto no canal SporTV, Galvão Bueno entrou ao vivo de sua casa, no programa Bem Amigos, na última segunda-feira (23). Na TV aberta, a jornalista Cristiane Pelagio apresenta o SP2 no lugar de Carlos Tramontina. Já Ana Paula Araujo está apresentando o Bom Dia Brasil sozinha enquanto seu colega de bancada, Chico Pinheiro, está em home office.