Jornalistas lançam ‘Memorabília do Esporte’
Resgatar histórias, celebrar momentos e eternizar ídolos. Assim os jornalistas Bruno Neves e Samy Vaisman definem os motivos que os levaram a criar a ‘Memorabília do Esporte’ (MDE), lançada oficialmente nesta terça-feira (23), e que nasce com a proposta de criar séries colecionáveis exclusivas.
A MDE inaugura um segmento de coleções temáticas de tiragens limitadas em lançamentos de projetos únicos, voltados para o esporte nacional, e que tem como parceira a certificadora SportsBília Brasil, atestando a autenticidade dos itens. O site oficial da MDE já está no ar e, entre os lançamentos do primeiro semestre de 2021, projetos que trazem como protagonistas Oscar Schmidt, a ‘Geração de Ouro’ do vôlei masculino (Barcelona-1992) e Dadá Maravilha (ídolo do Atlético-MG).
“O brasileiro adora colecionar: moedas, chaveiros, bolas, bonecos, bonés, camisas… Estamos apresentando um conceito diferente, buscamos as melhores referências para criar projetos inéditos, únicos e autênticos. Conversamos com esportistas de diversas modalidades, amigos amantes do esporte e muitos colecionadores nesses últimos meses, e a receptividade foi fantástica. Isso só aumentou a nossa expectativa. O conceito de memorabília remete a algo especial, a uma memória afetiva, nos motiva a relembrar conquistas, recontar histórias e eternizar grandes nomes. A memorabília é uma forma de aproximar os ídolos dos fãs”, explica Vaisman, com mais de 20 anos de experiência como gestor de comunicação no meio do esporte.
Em 2021, abrindo o ano dos Jogos de Tóquio, duas homenagens olímpicas: 25 anos da despedida de Oscar Schmidt com a camisa do Brasil (Atlanta-1996) e o feito da Seleção Brasileira de vôlei masculino, que conquistou o primeiro ouro em esportes coletivos do país (Barcelona-1992). Este é um ano especial também no futebol: o Atlético Mineiro celebra os 50 anos da conquista do Campeonato Brasileiro (1971) e a homenagem será para o autor do gol da conquista, ‘Dadá Maravilha’, que completa 75 anos no dia 4 de março. Outros projetos serão anunciados em breve.
“Foram quase dois anos de estudos, pesquisas de mercado e muitas ideias, algumas chegamos a experimentar em outras ações em e-commerce até o projeto ganhar corpo. A Memorabília do Esporte vai prestar um serviço, vai ajudar a manter viva a memória do nosso esporte, recordar feitos, heróis e momentos que estão na história e não podem ser esquecidos. Não estamos apenas desenvolvendo coleções, lançando produtos… A MDE é uma variação do que fazemos há muitos anos como jornalistas: contar histórias. Só que, agora, vamos fazer isso por meio de objetos acessando a memória afetiva das pessoas. É uma nova cultura que estimula um mercado baseado na paixão e que é carente desse tipo de iniciativa”, afirmA Neves, com experiência de mais de 20 anos no jornalismo esportivo.
Uma particularidade importante da Memorabília do Esporte: todas as coleções são originais, com direitos e propriedades intelectuais da MDE, desenvolvidas e produzidas no Brasil, em parceria com os esportistas, incentivando e apoiando escultores, artistas, artesãos e fabricantes nacionais. No site oficial, os fãs vão encontrar ainda uma coleção de quadros assinada pelo fotógrafo Wander Roberto Oliveira, profissional com vasta experiência em eventos internacionais (Olimpíadas, Copas do Mundo FIFA, UFC, NBA, etc).
O site traz ainda peças únicas que possuem propósito social: uma bola autografada a mão por Oscar Schmidt, de série numerada (#240) e limitada lançada pela Spalding, e uma miniatura 1/18 do Toyota Celica do Mundial Interclubes 1981, de série numerada (#019) e limitada lançada pela ‘Loja do Zico’, autografada pelo ‘Galinho’. A arrecadação com a venda destes itens, que possuem selos e certificados de autenticidade, será revertida em doações para projetos sócio esportivos de comunidades de baixa renda.