Julgamento do 33º Anuário do CCSP é o mais rigoroso

O Clube de Criação de São Paulo (CCSP) realizou na noite desta segunda-feira (3), em São Paulo, a festa de entrega do 33º Anuário de Criação Publicitária, com as melhores peças da propaganda brasileira no último ano.  O presidente do CCSP, Marcello Serpa (AlmapBBDO), afirmou que o julgamento das peças nessa edição foi o mais rigoroso de todos os anos da publicação. Das 4.169 peças inscritas, apenas cerca de 250 (6%) foram selecionadas e receberam prêmios nas categorias ouro, prata, bronze e anuário.

“O júri foi mais realista este ano, pois todas as peças tiveram de comprovar a veiculação ou apresentar uma carta do cliente. A ideia foi resgatar um pouco da real propaganda brasileira e não a criação pela criação”, comentou Serpa. O publicitário acrescentou que o 33º Anuário foi condizente com o atual momento da indústria da comunicação. Segundo ele, daqui para frente será muito mais complicado criar campanhas publicitárias, por causa da crise econômica. “A propaganda e a criação precisam estar mais preparadas para enfrentar os desafios e rojões que vêm pela frente”, falou.

A festa também contou com a entrega das estrelas douradas, símbolo do Clube, para os criativos homenageados em 2009. Subiram ao palco para receber a estrela os publicitários Luiz Toledo (141SoHoSquare), Gabriel Zellmeister (W/Brasil) e a filha de Murilo Felisberto (DPZ), que recebeu a homenagem póstuma ao pai.

A criação da capa do livro é do diretor de arte Luciano Lincoln (Lew’Lara/TBWA) e traz um efeito sobre o texto de apresentação do livro assinado por Serpa, como se estivesse sido rabiscado por cima das letras. “A ideia de Lincoln foi muito feliz e reflete esse rigor do julgamento”, avaliou Serpa.  As páginas internas da publicação também seguem o mesmo conceito, apresentando as peças e criativos vencedores, em meio a rasuras, que fazem alusão àqueles que não foram selecionados. O livro tem 384 páginas e tiragem de três mil exemplares.

Clique aqui e assista ao vídeo com momentos da festa, a entrevista de Serpa e depoimentos dos homenageados no propmarkTV.

por Kelly Dores