Junho: Cannes consagra AlmapBBDO

O Cannes Lions 2016 terminou no dia 25 de junho consagrando a AlmapBBDO como a Agência do Ano (essa é a quarta vez que a agência recebe o título). Este ano, ela conquistou 21 Leões. Só com a campanha Infinitas possibilidades (foto), para Getty Images, recebeu oito. Depois de Cannes, o case – que monta os rostos de personalidades como o do papa Francisco com partes dos rostos de outras pessoas -, ganhou prêmios em todos os principais festivais, como o inédito Grand Clio em Print no Clio Awards. O ano, pode-se dizer, foi da Almap, que também foi eleita a Agência de Comunicação do Ano no Prêmio Colunistas Brasil (além da regional São Paulo), realizado pela Editora Referência (que publica o PROPMARK e as revistas Propaganda e Marketing). Vale ressaltar que este foi o ano em que o Cannes Lions, realizado na Riviera Francesa, premiou grandes cases envolvendo alta tecnologia, como o projeto holandês The Next Rembrandt, desenvolvido pela J. Walter Thompson de Amsterdam para ING, que recriou uma obra do artista por meio de 3D e ganhou Grand Prix de Cyber. 

Contra a crise
Abap e Fenapro, associações de agências de publicidade, lançaram, em 7 de junho, a campanha Anuncie. E deixe a crise para os outros, estimulando retomada da economia.

ROI em foco
No dia 8 de junho, o ENA (Encontro Nacional dos Anunciantes) reuniu o mercado para debater o ROI (Return on Investment), um dos temas mais sensíveis para a indústria.

Brexit
Os britânicos foram às urnas em 23 de junho para votar em plebiscito pela saída do Reino Unido da União Europeia. O resultado surpreendeu e causou polêmica no mundo.

Ataques
Fora da publicidade, o mês foi marcado por ataques: em 12 de junho, a uma boate gay em Orlando, com 50 mortos, e, em 28 de junho, ao aeroporto de Istambul, com 42 mortos e 239 feridos.