Kim Farrell comanda as estratégias de mercado do TikTok
Nascida em Boston, nos Estados Unidos, a executiva Kim Farrell tem 32 anos e comanda as estratégias mercadológicas da plataforma TikTok no mercado brasileiro e também na América Latina. Ela assumiu essa posição na marca da holding Bytedance em junho de 2020, onde também é responsável pelo Resso (aplicativo de streaming de música), entre outros apps que a empresa disponibiliza na região.
Com dez anos de carreira, passou oito anos no Google, primeiro nos EUA e depois no Brasil, período que liderou campanhas para as Olimpíadas e Copa do Mundo. Também acumula passagem pelo Booking como head de marketing para a AL em Nova York. Em 2017, Kim representou o país no Young Lions Marketer, iniciativa do Cannes Lions que reconhece os melhores profissionais com menos de 30 anos nas suas respectivas áreas no âmbito da publicidade.
Kim se formou em 2011 em Harvard em estudos latino-americanos e governo e tem graduação interdisciplinar com foco em história, literatura, cultura, idiomas, economia, antropologia e outros tópicos relacionados à região. Também tem graduação secundária em governo, focada em política e relações internacionais. A sua vida acadêmica inclui estudos em marketing em Wharton na Universidade da Pennsylvania.
Ela elenca cinco prioridades e mantras do seu estilo de liderança.
1) “Seja tão criativa quanto a nossa comunidade: sabendo que o TikTok é o epicentro da criatividade hoje em dia, precisamos sempre ir além dos limites, inventar formatos novos e não fazer nada ‘padrão’, pois nossa comunidade e plataforma é para quebrar paradigmas e padrões”;
2) “Marketing na velocidade da cultura: como o TikTok também cria e gera cultura popular e tendências, tudo que fazemos com o marketing da marca tem de ser no mesmo ritmo, com o mesmo pulso e a mesma relevância para a nossa comunidade e a nossa audiência”;
3) “Liderar pelo exemplo: sou muito hands on e trago muita paixão em tudo que faço. A ideia é equilibrar uma expertise técnica de marketing que consegue entrar nos microdetalhes e agir lado a lado ao time com uma liderança estratégica. E uma visão de longo prazo para sempre desafiar o time a ir mais longe e elevar o trabalho para outro patamar”;
4) “Criatividade sem limites, não há ideia impossível: encorajar o time para sempre ir atrás das maiores e mais ousadas ideias possíveis, que chamamos de ‘moonshots’ (ir até a Lua)”;
5) “Diversidade e inclusão não são estratégia, são a base de tudo: nossa comunidade é a comunidade mais diversa do mundo. Acreditamos muito em alavancar novas vozes, novas pessoas, novas comunidades. Então nosso mar- keting não só precisa incluir pessoas diversas, mas tem de partir disso como a fundação de qualquer campanha, qualquer projeto e não pode ser só para fora. Nossos fornecedores, nossos parceiros, nossas agências e nossos investimentos também precisam refletir comprometimento com diversidade e inclusão.”
O sucesso do TikTok no Brasil, garante Kim, é devido ao foco em entretenimento, criatividade e conexões. “O TikTok casou perfeitamente com o mercado brasileiro, pois sabemos que os brasileiros são criativos, amam se conectar e criar comunidades e entretenimento faz parte da cultura. Mas, além disso, o Tik- Tok viabiliza o acesso à cultura local, novas tendências, novas colaborações e novas comunidades que podem ser muito ricas para as marcas para conectar mais genuinamente com as suas audiências e estar mais imersa e mais engajada com a cultura e audiências locais”, destaca Kim.
Em suas palavras, o “TikTok está influenciando bastante o estilo de marketing hoje em dia e abrindo frentes para os profissionais de marketing.” Ela acrescenta: “O TikTok também concretizou o poder do real-time marketing. As marcas precisam abraçar a velocidade de cultura, estar dentro das conversas na hora que estão surgindo e os profissionais que entendem isso podem ver uma conexão mais autêntica e ter muito mais engajamento com as suas audiências, além de atrair novas fãs da marca.