Kuat celebra o dourado
No ano em que completa dez anos, a marca de guaraná Kuat, fabricado pela Coca-Cola do Brasil, decidiu mudar por completo sua identidade visual. Com um projeto audacioso desenvolvido pela agência Santa Clara, as novas embalagens, em tom dourado, tornaram-se mais modernas e o grafismo das letras, longilíneo, deixou o produto com um ar mais sofisticado.
Até o final de março, todas as praças brasileiras estarão com o novo guaraná Kuat em suas gôndolas. Segundo Andréa Mota, diretora de marketing da Coca-Cola Brasil, a marca desenvolveu um estudo com vários perfis sócio-econômicos e o produto final foi finalizado depois de um ano. “O concorrente é quem vem estipulando o padrão de cor das embalagens do segmento guaraná. É um concorrente que respeitamos muito, pois estão há várias décadas no mercado. Mas decidimos trazer a modernidade para o nosso produto justamente para reforçar a idéia de ser uma marca jovem”.
As expectativas do anunciante é chegar ao primeiro lugar no marketing share em todo o País, ultrapassando assim seu concorrente direto, o guaraná Antarctica. “Essas mudanças já fazem parte dessa corrida pela liderança. Há quase 90 anos o guaraná Antarctica diz que a cor que identifica a categoria é o verde. Vamos quebrar isso com o novo layout de Kuat, que traz o dourado, a verdadeira cor do refrigerante. Acreditamos que a aceitação será muito boa”, disse Mota.
De acordo com dados da AC Nielsen, Kuat cresceu 3,3 pontos percentuais nos últimos quatro anos, passando de 11,8% em 2004 para uma participaçã de 15,1% em 2007 no mercado nacional. Na comparação entre 2006 e o ano passado, esse aumento representou 0,8%. Ainda segundo os dados da Nielsen, o volume de vendas da marca tem sido de 6,5% no último quadriênio e o produto já ocupa a liderança em mercados como Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Teresina (PI).
Além do novo design, a marca terá também uma ampla campanha de divulgação, que será lançada no final de março, para comemorar a nova fase e os dez anos. O plano de mídia contemplará TV, rádio, jornais, revistas, internet, materiais de pontos-de-venda, e outros. As novas embalagens podem ser encontradas em latas de 200 ml e 350 ml, totalmente dourada e com a nova iconografia, e em garrafas pet (de 500 ml a 2,5 l), feitas com material transparente e que tem a tonalidade do dourado dada pelo líquido do guaraná.
Claudia Pereira