La Casa de La Madre aposta em imersão no conteúdo

 

Jorge Brivilati, diretor de arte, e André Castilho, redator, trabalharam juntos na Y&R e, há pouco mais de seis meses, se uniram para a criação da produtora de storytelling La Casa de La Madre, em São Paulo. Na empresa, Brivilati é responsável pelo núcleo de direção e Castilho, pelo núcleo de criação. “Achamos que este é um lugar onde ouvimos e contamos muitas histórias, daí a escolha por um nome familiar. Mas também creio que La Casa de La Madre remete a um contexto artesanal, particular – e isso é exatamente o que buscamos mostrar em nossos trabalhos”, explica Castilho, que já atuou em agências como McCann Erickson e Euro RSCG.

Segundo ele, o nome atribuído à produtora facilita a aproximação com clientes de toda a América Latina. No entanto, inicialmente, o foco tem sido o Brasil, com trabalhos esporádicos no exterior, entre eles um curta-metragem gravado no Deserto do Atacama (Chile), em fase de pós-produção. Projetos recentes incluem filmes para a Lacta, em comemoração aos 100 anos da marca; Jeep, gravado no Colorado; e Chery, um manifesto bem-humorado que brinca com a ideia de carros “pelados” (carentes de acessórios), feito em parceria com a agência Guapa. Em comum, todos têm a união do racional com o emocional.

“Quando opta por contar uma história, a marca ganha empatia e identificação por parte do consumidor. Esse resultado está diretamente relacionado ao fato deste último ser tratado como pessoa, e não apenas como um elemento do processo de compra e venda. Há uma imersão no universo da marca e o chamado consumidor consegue se colocar nesse mundo. Histórias sempre cativam”, afirma Castilho. Na produtora, ele e o restante da equipe trabalham com diversos modelos e técnicas: filmes, webséries, documentários, animações, comerciais e vídeos interativos.

Os anos passados em agências (Brivilati passou pela AlmapBBDO, JWT e WMcCann, entre outras) renderam à dupla de criativos uma grande rede de contatos. Essa teia de relacionamento facilitou a comunicação entre a La Casa de La Madre e possíveis clientes e, segundo Castilho, ajudou a promover parcerias. Atualmente, a produtora está envolvida em um projeto para a Hyundai e em um documentário sobre a população ribeirinha da Amazônia.